segunda-feira, 29 de junho de 2009

DISCIPULADO RADICAL - XVIII


Os olhos são a candeia do corpo (Mt 6:22). Com esta afirmação Jesus introduz um novo enfoque no projeto de Discipulado Radical: os olhos. E como início de abordagem sobre este tema já posso afirmar que, para o Mestre, os olhos – aqui talvez mais num sentido físico mesmo mas com implicações espirituais – são mais que simples reflexos da alma; são janelas que podem arejar ou aprisionar a alma.
Como janelas, os olhos demonstram claramente de que modo eu vejo! Meus olhos podem ver com maldade – enxergando maldosamente a todos os que me rodeiam (acompanhe a descrição medonha em Rm 1:28-32 e a advertência de Pv 3:29). Também podem ver com cobiça – desejando o que não deve me pertencer (2Pe 2:17-19 aborda esta perspectiva). Ou ainda podem ver com julgamento – me tornando um crítico do meu semelhante (o alerta pode ser visto em Rm 14:4). É com esta visão que meus olhos tornam-se grades que prendem a alma – trevas tremendas! (Mt 6:23).
De outro lado, os meus olhos podem ver diferentemente. Meus olhos podem ver com bondade – oferecendo um voto de confiança àqueles que me rodeiam (Rm 12:10 é um desafio). Também podem ver com doação – oferecendo-me ao próximo (o mandamento de Jesus pode ser lido em Jo 15:17). Ou ainda podem ver com compaixão – acolhendo com carinho e cuidado (leia ainda 1Pe 1:22). Assim meus olhos se tornam janelas abertas para a alma que podem trazer renovo e luz.
A candeia que são os meus olhos deve ser instrumento para o discipulado radical. Que eles possam arejar e irradiar luz e vida para dentro e para fora da minha alma. Para glória do Senhor.

2 comentários:

  1. Oi pastor. Bondade, doação e compaixão. Hoje seu blog foi o único lugar que me alertou a buscar estas virtudes. Ao longo do dia só entrei em contato com pendências e problemas, presentes na rotina de qualquer cidadão. Estilo de vida urbano que ocupa a mente, imaginando ser necessário me proteger da violência urbana, da ambição dos colegas, da rotina estressante. Mas, à noite, eu lembro do seu blog, e nele há uma quantidade de cristianismo que faz a alma. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Querido Renato,

    É bom saber que Deus tem usado nosso blog para lhe comunicar a verdade e a esperança cristã - oramos para que Ele mesmo nos conserve assim!
    Quanto a caminhada do discípulo, nós que vivemos o stress e a correria da vida urbanizada sabemos como é complicado alcançar o alvo proposto pelo Mestre. O que não podemos e desistir e abandonar a jornada. O próprio Senhor nos sustentará.
    Continue firme e que Cristo o abençoe.
    Obrigado pela postagem.
    Um abraço.

    ResponderExcluir