sexta-feira, 26 de junho de 2009

A CONHECIDA HISTÓRIA DO JOVEM RICO


Três dos Evangelhos nos contam que certo homem foi procurar a Jesus interessado em saber como poderia alcançar o Reino eterno (Mt 19:16-22 / Mc 10:17-22 / Lc 18:18-30). Pelo diálogo com o Mestre compreendemos que ele era um bom jovem, cumpridor das Leis divinas, bem intencionado – além de rico. Parecia tudo correto, um candidato ideal para herdar a vida eterna; mas o fim não foi este. Vejamos o que ocorreu e aprendamos algumas lições.
Por mais que conheçamos a história, não podemos deixar passar a realidade que o jovem buscava seguir os preceitos divinos desde a sua juventude (Lc 18:21). A mais ainda: ele mesmo procurou Jesus demonstrando ter uma real intenção de cumprir algo que lhe coubesse para adquirir o direito a herança eterna. Que bom exemplo!
Neste ponto podemos parar a análise da história e voltar nossa reflexão para nós mesmos hoje. Será que se questionados por Jesus poderemos responder como o jovem da história? Será que temos cumprido a Lei de Deus em nossa vida, e ela faz parte de nossa própria maneira de ser desde criança? E mais ainda, temos demonstrado real interesse em buscar a Jesus para dele saber o que precisamos fazer para sermos herdeiros do Reino?
Diante deste quadro, e Jesus conhecendo o coração, o Mestre anuncia a sentença: Falta-te uma coisa (Mc 10:21). Ter observado a Lei e demonstrar uma boa intenção não é suficiente para se alcançar a vida eterna. No caso do personagem da história, faltava se desfazer dos bens que ocupavam um lugar de primazia em sua vida. Somente colocando Deus em primeiro lugar alguém se torna apto para o Reino.
Mais uma vez voltamos nosso foco para nossa vida. O que será que nos falta para nos tornarmos cidadãos do Reino de Deus? O que nos falta? O que está atrapalhando sua caminhada nesta vida para que alcance a futura?
A história deste encontro de certo jovem com Jesus pode muito se parecer com a nossa vida; mas que o nosso fim seja diferente daquele narrado nos Evangelhos.

(Na foto lá em cima, alguns de nossos jovens do Sol Nascente, sem dúvida, nossa maior riqueza!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário