quarta-feira, 3 de junho de 2009

A Estranha Conversão "Global"


Considerando a série de reportagens que o JN da Rede Globo apresentou na semana passada sobre a ação social dos evangélicos, li o comentário postado por Paulo Nascimento no blog Ópio Coisa Nenhuma - muito bom por sinal (http://www.opiocoisanenhuma.blogspot.com) trazendo uma reflexão sobre o tema.
Lá postei um comentário pessoal sobre o texto dele - e sobre o tema em si - que compartilho aqui:
Querido Paulo Nascimento,
Também não simpatizo com o jornalismo da Rede Globo, como um postulado a priori. Daí compartilho de sua estranheza quanto a conversão global.
Realmente por traz desta aparente aproximação ainda perdura uma ignorância crônica quanto a quem somos e o que estamos fazendo nesta terra brasilis. Não acredito que tudo isso foi de graça. Historicamente sabemos que a pauta do jornalismo dos Marinhos sempre foi tendenciosa política e socialmente, e em se considerando a disputa pelo mercado entre eles e a TV de Macedo – supostamente representante de um segmento especifico de evangélicos – então de verdade a coisa ganha outros ares (isso sem falar da política que se avizinha!).
Mas que eu quero destacar neste comentário é sobre o posicionamento de parte de nossa liderança eclesiástica que fica alvoroçada com estes mimos midiáticos (você citou esta constatação de relance em texto).
Para mim cabem aqui duas observações: uma bíblica e outra mais de cunho social.
Em primeiro lugar há uma absoluta oposição entre os valores deste mundo e os valores do Reino de Deus que professamos (aqui os textos bíblicos são por demais abundantes – posso ler em Mt 20:25-28; em Jo 15:19; em Rm 12:2 entre tantos outros). Quando uma nota no Jornal Nacional – independente do poder de IBOPE e sua influência que ele tenha – é motivo para ser celebrado é porque já deixamos de ter como prioridade aquilo que deveríamos (ainda leio Lc 10:20)!
Outro ponto é que aprendi desde os tempos de estudante de Ciências Sociais a separar os movimentos sociais em dois grupos: aqueles que lutam para comer um pedaço do bolo e aqueles que questionam sobre a receita da qual ele é feito. Como servos de Deus, deveria ser imperioso para a igreja questionar, não aceitar e até se indignar com esta sociedade decrépita cuja estruturação e objetivos pequeno-burguês não deve ser anseio de nenhum de nós (até para respeitar nomes como os de Richard Shaull e Rubem Alves que você citou, entre outros que honram nossa tradição evangélica).
Falando em tradição evangélica, uma atualização dos conceitos de Cidade de Deus a partir da leitura de Agostinho seria bastante útil para recalibrar os passos de nossa caminha cristã brasileira.
De qualquer forma: espero que vozes como a sua não sejam exceção entre os que vivem pela em nossa terra.

2 comentários:

  1. Será motivo de orgulo receber um elogio de alguém sem escrúpulos ? Então, a primeira reação é de desconfiança, no mínimo. Para mim seria melhor receber uma advertência de alguém idôneo. Eu não acredito que repentinamente a Rede Globo entendeu o papel social e humano do povo evangélico, pois o espiritual seria ainda mais complicado de entender. Uma empresa tão associada a condutas ilícitas, chegados ao poder custe o que custar. Na visão deles, buscando parcerias com forças políticas e oferecendo em contrapartida uma programação danosa ao cidadão, voltada para a dominação e alienação. Melhor ser desafo deste que amigos. Graças a Deus que ainda existem homens de Fé em Deus, e igrejas sérias.

    ResponderExcluir
  2. Querido Renato,
    É bom saber que a capacidade de reflexão crítica e espiritual de nosso povo tem encontrado eco em vários segmentos de nossas igrejas. Que possamos continuar refletindo apenas a luz divina em nós e que não nos fascine o brilho deste mundo.
    Obrigado pela postagem.

    ResponderExcluir