quinta-feira, 9 de abril de 2009

A FESTA DA PÁSCOA


Um dia destes em uma entrevista a um jornal local eu afirmei que a Festa da Páscoa é a mais importante de todo o calendário da igreja. E é verdade, quem convive comigo sabe que sempre repito: as celebrações pascoais devem ser consideradas como as mais marcantes e fundamentais de todo o calendário cristão.
Para entendermos as implicações desta afirmação, vamos buscar a crença da igreja primitiva fazendo uma leitura em dois textos paulinos.
Escrevendo aos cristãos de Corinto, o apóstolo Paulo declara que a ressurreição de Cristo está na base de nossa fé. Todo o nosso sistema de doutrinas e regras de práticas só faz sentido se o túmulo estiver vazio. Se esta verdade for reduzida a um mito, despindo-o de realidade histórica e espiritual, nossos pecados ainda estão a nos condenar – assim estamos perdidos – e somos os mais dignos de compaixão (leia 1Co 15:17-18). Mas é verdade que Cristo ressuscitou então a morte foi vencida pela vitória e nossa esperança de glória é também verdadeira (complete a leitura até 1Co 15:56-57).
Outra citação paulina importante para compreendermos o quão importante é para nós a Festa da Páscoa vem do texto aos Filipenses, o chamado Hino Cristológico. Neste texto magistral nós lemos que depois do processo de esvaziamento pelo qual Jesus se submeteu, Deus o exaltou soberanamente lhe dando um nome sobre todo nome (Fl 2:9). Foi dando vitória sobre decomposição da morte (veja a citação de Pedro em At 2:27) que Deus fez Jesus cumprir todas as profecias e se tornar o centro e alvo de toda a adoração por toda a eternidade (volte a Fl 2:10-11).
Sendo assim, somente uma atitude pode dominar a nossa vida e a nossa festa. O próprio Jesus foi o primeiro a dar o exemplo: Mateus nos conta que ao terminar de celebrar a última páscoa antes do suplício Jesus cantou um hino (em Mt 26:30). Não foi apenas cumprindo um ritual, o que Jesus fez foi dar o exemplo sobre a atitude de louvor e adoração que deve ser a marca de toda celebração pascoal.
E mais: devemos fazer nossas as palavras que ecoaram na eternidade entoando louvores ao Cristo ressurreto:

“Digno é o Cordeiro
que foi morto
de receber poder, riqueza,
sabedoria, força,
honra, glória e louvor”
(Ap 5:12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário