quinta-feira, 30 de abril de 2009

A FAMÍLIA DE DEUS


A Bíblia nos diz que no princípio Deus criou todas as coisas. Neste processo formou o ser humano a sua imagem. Compreendendo assim inicialmente devemos ver que Deus é o modelo que todo homem e toda mulher deve seguir. Pensando em família, o modelo apresentado pelo Mestre deve ser então o parâmetro para as nossas famílias.
Como igreja, somos chamados de Família de Deus. Como família, também nós – igrejas – temos virtudes e defeitos. Mas, sem dúvida, é pensando numa igreja-família que devemos aprender os acertos de uma para passá-los à outra e os vícios de cá para evitá-los lá.
Lendo a carta aos Efésios podemos extrair pelo menos três parâmetros básicos que uma família deve apresentar para ser considerada Família de Deus – aqui penso tanto na minha igreja em geral como na minha casa em particular. Vejamos:
“Portanto, sejamos imitadores de Deus, como filhos amados” (Ef 5:1). A família deve ser lugar de crescimento. Num lar onde o modelo divino prevalece, os pais são exemplos dignos a serem seguidos e os filhos sabem que seguir os seus passos é garantia de qualidade de vida (veja o Sl 132:12 uma promessa sobre isso).
Como filhos de Deus, devemos olhar para nosso Pai celeste e procurar imitá-lo em tudo. Assim deve ser o padrão de relacionamento na Família de Deus.
“Do qual recebe o nome toda a família nos céus e na terra” (Ef 3:15). A família precisa ser um lugar de referência. Ao colocar a família como referência, Deus estava estabelecendo um ambiente onde cada um dos seus filhos e filhas experimente a certeza de se saber incluído (lembre-se que foi disso que o filho pródigo sentiu falta ao lembrar da casa do pai na parábola em Lc 15:17).
Como Família de Deus é importante que transformemos nosso lar em um lugar onde todos possam ter referência e sentido para suas vidas. Assim deve ser o parâmetro na Família de Deus.
“Vocês já não são estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus” (Ef 2:19). A família tem que se tornar necessariamente um lugar de acolhimento. O ambiente da família no modelo de Deus é o lugar onde cada um dos seus membros – do mais velho ao mais novo – se sente querido e acolhido e sabe que é bem vindo e tem abrigo (a promessa de Jesus sobre as moradas da casa do Pai em Jo 14:2 transpira um acolhimento assim).
Como na casa do Pai eterno, as nossas casas precisam ser um lugar que nos permita chegar e saber somos sempre bem-vindos. Assim deve ser o lar que se espelha da Família de Deus.
Deus é o nosso Pai amoroso, e seu exemplo de família precisa ser valioso e indispensável para construirmos nosso lar e nossa igreja. Que façamos deste exemplo nosso parâmetro de vida; para a glória exclusiva do Pai.

2 comentários:

  1. Pastor Jabes, eu acredito que através de uma família cristã é possível testemunharmos o evangelho do Sr Jesus. Que seja assim conosco. Grande abraço. Renato e Mara.

    ResponderExcluir
  2. Queridos Renato e Mara,
    Deixe tornar público minhas felicitações pela cerimônia da última sexta. Repito as palavras que disse na ocasião: Que Deus os faça uma família em Cristo e que a graça do Senhor esteja sobre seu lar.
    Quanto ao comentário, sei que a família está no centro dos planos divinos, inclusive na divulgação do evangelho e no estabelecimento do Reino de Deus entre nós, e assim deve ser.
    Obrigado pela postagem.
    Um abraço.

    ResponderExcluir