sexta-feira, 4 de setembro de 2009

GRANDES COISAS


O Sl 126 é um daqueles salmos de louvor e exaltação a Deus em reconhecimento pelo que Ele tem feito em favor de seu povo. O salmo deve ter sido escrito quando da volta dos exilados da Babilônia. Hoje sou levado a refletir sobre as palavras do salmo considerando o que o Senhor tem feito entre nós, mas isso sem considerar o contexto original do poema – até porque já falei várias vezes sobre ele e pretendo voltar a ele ainda várias outras pois sei que muitos sonhos de Deus ainda vamos ver serem concretizados aqui no Sol Nascente.
O tema central ao redor do qual o poema é construído é a constatação de que o Senhor faz grandes coisas. Para cantar de alegria diante da vida é preciso crer que o Senhor é quem faz proezas no meio do seu povo (Ele age com poder como diz o salmista no Sl 118:15-16).

Sobre isso é bom voltar ao desafio de Jesus a Marta diante de Lázaro morto: Não já lhe falei que se você for capaz de crer você vai perceber a manifestação de Deus em sua vida! (Jo 11:40 numa tradução livre).
Textos como estes nos levam a compreender que a ação de Deus é sempre real e presente em favor daqueles que o amam (Rm 8:28 merece citação). Mas somente quem tem os olhos da fé abertos podem realmente vê e compreender como acontece a intervenção divina da história.
Voltemos ao salmo. Primeiro o salmista observa que até as outras nações têm confirmado que o Senhor tem feito grandes coisas por este povo (veja o verso dois). É sempre assim: quando Deus age, tudo ao nosso redor é santamente contagiado pela maravilha divina. Assim foi com José no Egito (leia a história nos capítulos finais do Gn) e assim foi com Paulo durante o naufrágio em sua ida preso a Roma (o relato está em At 27).
O verso três confirma: Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres. A constatação e o testemunho do que Deus faz em nossa própria história tem que nos levar a alegria e a exaltação a Deus. Não há como perceber quem é Deus e o que ele faz por nós e não render a Ele um preito de louvor e adoração.
Isso acontece nos céus e na eternidade: os que venceram a besta cantam que grandes são as obras do Senhor Todo-Poderoso (a expressão de louvor está em Ap 15:3-4).
Então o salmo termina lembrando que quem chora durante o árduo trabalho da semeadura terá como se rejubilar durante o tempo da colheita. É desse jeito que Deus fez e continua fazendo em nossa igreja. Se hoje é tempo de celebrar os frutos que o Senhor tem feito produzir entre nós; que também seja o tempo de lançar novas sementes para a glória de Deus. Aleluia!
(Na foto: o Coral Masculino da PIBA cntando por ocasião da festa de nosso aniversário para glória de Deus!)

Um comentário:

  1. Olá, Pastor Jabes. Hoje eu digo que estou vivendo um momento de júbilo, graças a Deus, que tem me abençoado. Só que uma coisa me incomoda, eu estou muito apático, tratando dos meus assuntos e da família que se forma. Eu me sinto egoista quando vejo pessoas tão carentes, tanta desigualdade. E por não saber o que fazer, eu não faço nada. Eu lembro que já fui bem mais dedicado à Fé, ao cristianismo, principalmente em momentos difícies da minha vida. Parece que quanto mais Deus nós dá, mais ocupados estamos para tratar dos nossos interesses (eu). Mas é bom ter amigos, cuidar dos afazeres domésticos; digo que nunca pude desfrutar disso com tanta paz, como posso hoje. Não estou sabendo dividir minhas horas, com os meus afazeres, descanso, e afetar outras pessoas na fé cristão, até porque tenho buscado pouco. Enfim, estou confessando minha falha. Espero recuperar o empenho dos anos da minha adolescência. Forte abraço.

    ResponderExcluir