sexta-feira, 21 de agosto de 2009

ANDA NA MINHA PRESENÇA


Não costumo pautar o que trago à reflexão pastoral no púlpito de nossa igreja pelo que leio nos blogs ou pela última “bomba” da mídia, acontece que o tema da ética está tão misturado com a vivência cristã e com o que Deus espera de cada um de nós que resolvi trazer, à luz da Bíblia, algo sobre o assunto.
Sabemos que o termo ética não está nas páginas sagradas, embora o conceito esteja! E será a partir de uma instrução divina ao patriarca Abraão que pautaremos nossa reflexão.
O texto diz que o Senhor apareceu novamente a Abraão quando ele tinha 99 anos, refez as promessas e a aliança, mudou-lhe o nome e estabeleceu critérios: “Ande comigo e seja correto” (tradução livre a partir de Gn 17:1). Observo logo que esta ordem está em perfeita conformidade com a instrução paulina que diz: “vede diligentemente como andai” (Ef 5:15 na versão mais tradicional).
É claro que andar em ambos os textos tem a ver não com a sequência de troca de passos ao caminhar e nem responde ao cumprimento corriqueiro de como tenho andado. Ele responde ao modo de viver e a conduta exigida do cristão no seu dia a dia. E é esta resposta que vou buscar a partir das próprias indicações apostólicas, em três versos:
1. Ef 5:2 – vivam em amor. Tudo começa com o amor que é o vínculo da perfeição (ligo a Cl 3:14). A minha conduta cristã tem que ser pautada no amor pois se tenho tal padrão de comportamento estou me assemelhando ao próprio Deus.
2. Cl 4:5 – sejam sábios no procedimento. A sabedoria de Deus deve nortear meu modo de proceder, com inteligência, perspicácia e prudência. E se esta me faltar, devo buscá-la no próprio Deus (a indicação é de Tg 1:5).
3. Gl 5:16 – vivam pelo Espírito. A última indicação que citaremos é o coroamento do nosso modo de agir. A minha maneira de ser e de viver tem que ser exatamente moldada pela maneira de ser e viver do Espírito Santo de que habita em mim (ainda Paulo em 1Co 3:16).
Para finalizar quero lembrar Enoque. Não há muitos detalhes sobre sua vida, mas nada poderia ser acrescentado sobre o que é dito: “Enoque andou com Deus 300 anos ... e já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado” (Gn 5:22-23). Que andemos assim.
(A foto lá em cima é de Rogério e sua família, queridos irmãos de nossa igreja andando aqui em Aracaju)

2 comentários:

  1. Saudações, pastor Jabes. Ética é uma virtude que tem se mostrado muito ausente em autoridades políticas e religiosas. É o que eu tenho visto hoje. Em concordância com o seu texto, entendo a ética como decisões tomadas considerando o bem estar do próximo. O próximo pode ser entendido como o cidadão brasileiro, o rebanho de uma igreja, o meu vizinho, ou até mesmo o meu desafeto. Acho que nós, humanos, na grande maioria das vezes sabemos distinguir o certo do errado, e escolher o certo é agir com ética. Então, nossos políticos, pastores, colegas, professores, que é servido e quem serve, nós mesmos, deveríamos nos esforçar em agir com ética. Acredito que assim estaríamos no caminho do cristianismo.

    ResponderExcluir
  2. Querido Renato,
    A conduta ética deveria ser o padrão de compartamento de todo ser humano civilizado, mas como sabemos que o mundo jaz no maligno então resta aos verdadeiros servos de Cristo manterem a conduta de modo digno do evangelho.
    Oro para que você continue incluído nestes.
    Obrigado pela postagem.
    Um abraço

    ResponderExcluir