sexta-feira, 28 de agosto de 2009

LUZ NAS TREVAS


O Sl 112:4 é o verso que temos tomado como lema para nossa Igreja. Não somente por que faz alusão ao nome que adotamos do conjunto onde Deus nos colocou mas principalmente por apontar para nossa missão, como parte que somos da igreja-corpo espiritual e eterno de Cristo que é fazer a luz de Deus nascer na história de todos e de cada ser humano. Neste dia em que celebramos mais um ano da abertura do trabalho no Conjunto Sol Nascente aqui em Aracaju queremos trazer à reflexão então o tema.
Na história da Filosofia, a luz está associada à aquisição do conhecimento, e isto em vários matizes. Para nós, contudo, este conceito é pobre para dizer o que o Salmo expressa. Em poucas palavras:

Trevas são ignorância – Luz é sabedoria
Trevas são ódio – Luz é amor
Trevas são desilusão – Luz é esperança
Trevas são tristeza – Luz é alegria
Trevas são solidão – Luz é companhia
Trevas são morte – Luz é vida eterna
Trevas são perdição – Luz é salvação

Considerando o texto bíblico – que em última análise é o que realmente nos toca – vamos refletir.
Em primeiro lugar não há concordância entre luz e trevas – Paulo diz isso aos Coríntios (2Co 6:14). No mundo natural há muita área de intercessão entre trevas e luz; nem tudo é branco no preto, há muito cinza; há o ocaso e o nascente onde os dois mundos se tocam. No mundo espiritual Jesus declara esta impossibilidade (veja o que Ele mesmo diz em Mt 12:30).
Um outro ponto importante é que não há como das trevas brotarem espontaneamente a luz. A luz não nasce das trevas por esforço próprio. Um não gera o outro nem no mundo natural nem no espiritual. Isso nos levar a compreender que nenhum trabalho ou crença puramente humana fará a luz divina nascer em nós.
Quanto a isso é bom lembrar da parábola que Jesus contou a cerca de um homem que tendo trabalhado, juntou uma grande fortuna e achou que estava com a vida ganha – só se esqueceu que o tesouro deste mundo não tem valor para salvar a alma (leia toda a história Lc 12:16-21).
Assim chegamos ao ponto principal. Mais que adquirir conhecimento ou conquistar tesouros, para que a verdadeira luz de Deus nasça em mulheres e homens é preciso entregar a vida a Jesus e estabelecer com ele um relacionamento real e pessoal (veja 1Jo 1:6-7).
Para entender melhor esta última afirmação deixe-me trazer textos: a Bíblia afirma que Jesus é a verdadeira luz de Deus que haveria de vir ao mundo (profetizado em Is 9:2 e cumprido em Mt 4:16 e o próprio Jesus se reconhece assim em Jo 8:12) e somente aceitando o seu convite para um relacionamento pessoal é que nas trevas da vida humana efetivamente nascerá a luz divina: Venham a mim (como é acalentador Mt 11:28-29).
Que esta luz nasça em cada um de nós.
(Na foto lá em cima, a placa que anuncia a presença de nossa Igreja no terreno que o Senhor Deus nos deu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário