quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Dúvidas Bíblicas


Volto a comentar o blog do colega pastor Edvar, é sempre bom manter contato com servos de Deus desta estirpe.
Na sua página ele publicou a carta que deve ter sido enviada a uma comentarista bíblica que faz sucesso numa rádio dos Estados Unidos pelas suas posições radicais e literalistas em relação ao texto sagrado. Se você quiser ler o texto na íntegra vá ao blog do Edvar no endereço: http://blogdoedvar.blogspot.com/2009/08/duvida-biblica.html
Lá eu ofereci um comentário que transcrevo aqui.

Querido Edvar,

Também já conhecia este texto. Ele beira o ridículo, mas na verdade é a isso que se assemelha quem insiste em fazer uma leitura literal e fundamentalista da Bíblia.

Com base na própria leitura do texto bíblico (princípio hermenêutico fundamental!) não me parece muito sábio adotar a cultura antiga como critério de santidade e apropriação (leio em Ec 7:10). Também não me parece apropriado estabelecer a busca pela verdade etérea como objetivo da minha religiosidade (a impossibilidade de mudar a essência da cor dos cabelos citados por Jesus em Mt 5:36 me conduz a esta compreensão).

Tanto o pregador de Eclesiastes como o projeto de cristianismo - discipulado - apresentado por Jesus em Mateus nos falam de uma intencionalidade humano-divina que deve buscada tanto na religiosidade em geral como na leitura do nosso texto sagrado.

Lembro ainda que Paulo já nos alertava sobre o perigo do literalismo que mata, enquanto que o espiritual traz vida (em 2Co 3:6).

A Bíblia é extremamente rica em sua lições e contexto; é lógico que reduzi-la a apenas um - e antigo - é empobrecê-la e trai-la.

Meu querido, que o senhor continue fortalecendo neste ministério.

Um abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário