sexta-feira, 7 de agosto de 2009

ABA - PAI



“Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temerem, mas receberam o Espírito que os adota como filhos por meio do qual clamamos: Aba, Pai.” (Rm 8:15)
Neste texto nós lemos que o Espírito nos tem adotado para que o possamos chamar de “Aba, Pai”. Este conceito paterno de Deus está presente praticamente em toda a Bíblia. Ter o Senhor como Pai é ter a garantia de uma relação íntima e pessoal com Ele. É João que nos garante: “... deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus” (Jo 1:12).
Lucas nos narra que Jesus contou uma de suas histórias que ficou conhecida como a Parábola do “Filho Pródigo” (Lc 15:11-32); mas que na verdade deveria ser conhecida como a “Ilustração do Pai Supremo”, já que este é o tema central da narrativa. Neste Dia dos Pais gostaríamos de observar as atitudes do Pai tanto como exemplo para nós pais modernos como para glorificarmos a Deus pelo Pai que Ele é para nós.
A parábola se abre apresentando um Pai que respeita as decisões do seu filho (Lc 15:12). Isto demonstra o valor da liberdade consequente pelas escolhas que o Pai desenvolveu nos seus filhos. Do mesmo modo, Deus nos outorga um espírito livre e responsável por nossas decisões (Jo 8:36).
No cerne na história encontramos o amor do Pai. Não um amor qualquer, mas um amor que acolhe indistintamente todos seus filhos: o mais novo que voltou (Lc 15:20) e o mais velho que ficou (Lc 15:28). Assim Deus nos ama como somos e sempre está disposto a nos aceitar em seu aconchego paterno (Rm 2:11).
Finalizando, vemos a atitude do Pai demonstrando um cuidado que repara integralmente seus filhos (Lc 15:22-23). Do mesmo modo, Deus valoriza e reconstrói os seus amados independentemente da vida que eles tenham levado (Mt 11:28-30).
Diante disto, nossa expressão de gratidão e louvor a nosso Deus-Pai deve acompanhar as palavras de João quando diz: Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! (1Jo 3:1).

(Na foto lá em cima é o irmão Carlos - um dos líderes de nossa igreja - com seus pais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário