sexta-feira, 31 de julho de 2009

JESUS TRANSFORMA


Terminou esta semana o projeto Jesus Transforma. Com o apoio de nossas juntas missionárias, mais de uma dezena de cidades de nosso Estado foram alcançadas com a Palavra transformadora do evangelho. Os resultados em termos quantitativos, mesmo que se calcule em número de visitas, estudos, presença em culto ou manifestações de conversão, com certeza não representarão a verdadeira dimensão da conquista para a igreja de Cristo em Sergipe.
Pensando no tema do projeto, à luz da Bíblia, sou levado a constatar que é impossível alguém se encontrar com Jesus e não ser tocado e transformado.
Dois episódios são bons exemplos. De um lado há o homem rico que procurou Jesus querendo saber como herdar o reino (contado em Mc 10:17) e, por não aceitar a proposta de Jesus, chegou esperançoso e saiu triste. De outro vejo a história de Zaqueu que ficou conhecida pelo inusitado de seu ato de subir numa árvore para ver Jesus passar (em Lc 19:1-10) e teve sua vida maravilhosamente transformada.
Detalhando um pouco o encontro com Zaqueu posso detectar que pelo menos em quatro áreas de sua vida houve transformação.
Tudo começou com o arrependimento interior. Sua vida pessoal e íntima mudou. A verdadeira transformação que Jesus oferece começa de dentro para fora: começa mudando o coração do ser humano. O profeta Ezequiel, falando a nação caída de Israel, anuncia que o próprio Senhor dará um coração e um espírito novo (Ez 36:26). Quando nos encontramos com Jesus nosso interior é completamente refeito à imagem de Deus (leia ainda 2Co 3:18).
Uma segunda transformação experimentada por Zaqueu foi em sua família. Aquele homem atendeu o desafio do Mestre e levou Jesus para sua casa. Havendo transformação em minha vida, logo eu a amplio para aqueles que estão mais próximos de mim. Foi isto que Josué determinou em seu coração ao decidir servir ao Senhor junto com sua família (já é conhecido o verso de Js 24:15). A vida nova que Cristo traz contagia a todos ao redor.
Há ainda a transformação da vida social. O encontro com Cristo fez com que Zaqueu decidisse entregar parte de sua fortuna aos pobres. Se antes ele era ambicioso e arrogante, depois de ser transformado Zaqueu se tornou misericordioso. O profeta Oséias ouviu instrução neste sentido para ser passada ao povo (Os 6:6). Jesus sabe que vivo em sociedade e pode me transformar para ser instrumento dele para abençoar esta sociedade (lembre-se do sal e luz falados por Jesus em Mt 5:13-16).
E finalmente Jesus transformou o destino de Zaqueu abrindo-lhe as portas da vida eterna. Ninguém pode mudar o destino eterno do ser humano além de Jesus, e ele o faz de graça por nos amar. É o próprio Jesus Cristo quem afirma esta dádiva (compare os versos de Jo 10:28 com 15:13). Por maior que seja o pecador, Paulo observa que também é alvo do amor de Cristo (está escrito em Rm 5:6-8). E ainda mais um detalhe: é bom saber que há festa nos céus quando acontece tal transformação (como Jesus observa em Lc 15:7).
É verdade que JESUS TRANSFORMA, mas para completar o raciocínio deixe-me apenas lembrar que, como no caso de Zaqueu ao aceitar receber Jesus em sua casa, quando assim o fizermos, também seremos transformados e abençoados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário