segunda-feira, 6 de julho de 2009

DISCIPULADO RADICAL XIX


Voltando ainda os olhos ao estudo sobre a proposta de Jesus para um Discipulado Radical que encontro no Sermão do Monte, quero trazer ao estudo apenas um verso: Ninguém pode servir a dois senhores... (Mt 6:24). E é bom começar já chamando a atenção para o pronome de negação: Ninguém. O que Jesus tem a dizer inclui todo ser humano, vale para qualquer um e para todos, independente de qual seja a situação: ninguém está excluído da argumentação do Mestre.
Observo mais: quando Jesus diz que não se pode servir a dois senhores, ele está dizendo que há um real conflito de interesses entre os postulantes ao senhorio humano e que por isto quem se volta para um lado necessariamente exclui o outro de sua vida (veja Mt 12:30).
Também entendo que o Mestre fala em amor e dedicação. Com isso Jesus está dizendo que na vida do discípulo deve haver amor verdadeiro pelo seu senhor e também dedicação, empenho voluntário, serviço e devoção (vá a 1Jo 5:3).
E Jesus apresenta um exemplo claríssimo da incoerência entre os dois senhores: servir a Deus ou servir às riquezas! Há verdades, objetivos e valores nas riquezas – personificação do reino das trevas deste tempo presente – que são incompatíveis com os valores do Reino de Deus. O discípulo não pode viver buscando riquezas e bens nesta terra pois elas sempre nos fazem desviar do foco principal de nosso discipulado (compare ainda Cl 1:13 e 1Tm 6:10).
Por ter sido gloriosamente alçado à condição de discípulo, devo me dispor inteiramente a viver sob a tutela, amor e serviço do único e verdadeiro Senhor de minha vida, para a glória de Deus Pai. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário