quarta-feira, 22 de julho de 2009

Casados para Sempre

Este último final de semana fomos com outros casais aqui de Aracaju participar do Encontro Nacional do MMI em Salvador que tem como lema a sugestiva expressão: CASADOS PARA SEMPRE.
O encontro em si foi maravilhoso – palestras e testemunhos bastante motivadores. Posso fazer destaque à mensagem final do casal Cleber e Neide que falou sobre “Vivenciando os Princípios de Deus na Pós Modernidade” (com base no Sl 127). Creio que foi o ponto alto do evento.


(Aproveito para colocar duas fotos: uma com a visão geral do plenário e outra num grupo de pastores tendo como destaque eu e Elda orando)

Por falar em casais e na disposição de se viver o casamento como uma instituição perene diante de Deus é sempre bom lembrar rapidamente das palavras do Mestre: “Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe” (em Mc 10:9 e Mt 19:6).
A citação está no contexto da discussão acerca do divórcio em que os fariseus, tentando colocar à prova Jesus e seus ensinamentos, questionam sobre a licitude da separação e do novo casamento. Sem entrar nos melindres da questão, até porque Jesus é bem claro em sua argumentação, penso em destacar a conclusão que é o verso citado, e creio que posso fazê-lo de dois modos sem ferir o cerne gramatical.
Em primeiro lugar sobressai a constatação de que o que Deus faz – no caso: une um casal – é impossível a qualquer um tentar desfazer (esta compreensão vai na mesma linha de Is 43:13). Ou seja, um casal que tem o seu relacionamento selado numa aliança feita pelo próprio Senhor sabe que não há turbulência nesta vida que o faça quebrar. É Deus que une e é Ele mesmo quem garante.
Como consequência desta certeza devemos dizer que é errado – além de completamente inútil – tentar destruir o que Deus construiu (atenção deve ser dada à advertência de Jesus em Mt 12:30 e Lc 11:23). Se Deus estabeleceu a união estável e perpétua de marido e mulher, qualquer atitude que vá contra à vontade soberana de Deus é rebeldia e está fadada ao fracasso e a ruína.
Finalizando é bom ainda citar as palavras do sábio: “Seja bendita a sua fonte! Alegre-se com a esposa da sua juventude” (Pv 5:18). Que o Senhor nos dê casais assim para sua glória.

4 comentários:

  1. Olá, Pastor Jabes. Eu realmente desejo estar casado segundo o que Jesus ensina, enfim... Estou feliz em estar casado, me sinto mais capaz de ser útil como cidadão e como cristão, pois o casamento me trouxe mais serenidade e memos ansiedade. Graças a Deus por nos dar a família como meio de viver melhor, e construir uma sociedade, que deveria ser plenamente cristã. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Querido Renato,
    É bom ter notícias de seu casamento. Continuo orando para o que o Senhor possa conservá-lo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. boa tarde gostaria de saber se tem o curso de noivos tenho interesse em fazer eu e outros casais noivos

    ResponderExcluir
  4. Querido,
    Nós ainda não temos um curso estruturado de noivos em nossa igreja, mas temos trabalhado com alguns casais que se preparam para o casamento ajudando-os a iniciarem esta nova etapa da vida segundo as diretrizes do Senhor.
    Se for o caso, terei imensa alegria em partilhar desta caminhada. Entre em contato através do e-mail.
    Um abraço.

    ResponderExcluir