terça-feira, 3 de março de 2009

DISCIPULADO RADICAL - I


Pela graça de Deus, estou iniciando hoje uma série de reflexões. Já tratamos no tema em nossa Igreja e pretendo toda semana trazer para este espaço algumas reflexões feitas em comunidade. Tomando como tema: Discipulado Radical, estaremos estudando as lições apresentadas por Jesus no Sermão da Montanha, tentando observar com cuidado pastoral, porém sem descuidar da profundidade, aquilo que Ele deixou como instrução à sua igreja. O texto já deve ser bastante conhecido: está nos capítulos 5 a 7 do Evangelho de Mateus.
Mas, por que este tema? Vamos por partes. Inicialmente – já a partir de Mt 4:18 – Mateus conta que Jesus convidou alguns homens para serem seus seguidores: os discípulos. Assim, discipulado é a atividade ou prática daqueles que seguem e se espelham em um mestre. Como somos os herdeiros desta vocação, então o chamado ao discipulado cabe a nós também. Sendo então necessário que aprendamos a seguir o Mestre Jesus em tudo o que Ele ensinou. O que faremos aqui é tentar ouvir as suas palavras e aplicá-las em nossa vida diária de discípulos.
Há ainda o qualificativo radical. João Batista anunciou a chegada e o ministério de Jesus com as palavras: “já está
posto o machado à raiz das árvores” (Mt 3:10). Da mesma maneira que João encarou a Jesus como um chamado à raiz – daí a palavra radical – da nossa existência, nós buscaremos nos aprofundar até a raiz das questões abordadas pelo Mestre e suas implicações em nossa vida.
Como colocamos acima, temos aqui apenas a introdução e o chamado para esta série de reflexões que esperamos possa nos ocupar pelos próximos meses e que possa nos trazer para o centro da vontade do Mestre nos fazendo verdadeiramente discípulos radicais. Com certeza nosso Senhor Jesus Cristo haverá de nos guiar e nos abençoar nesta empreitada, para sua glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário