sexta-feira, 20 de março de 2009

CANTA, Ó FILHA DE SIÃO


Quando pensamos em celebração, vem a nossa mente sempre uma ocasião especial. Celebramos as grandes conquistas, as datas festivas, os eventos marcantes. O dia a dia permanece na sua normalidade sem maiores motivações. Esta disposição transferimos para nossos cultos e diferenciamos os grandes eventos festivos da adoração simples e cotidiana.
Não é este o modelo bíblico. Na Bíblia, o tema do Dia do Senhor – e sua respectiva celebração – aparece sempre associado ao agir divino seguro, mas não eventual. Nesta perspectiva, o pequeno livro do profeta Sofonias nos oferece uma leitura apropriada: “Canta alegremente, ó filha de Sião; rejubila, ó Israel; regozija-te, e exulta de todo o coração, ó filha de Jerusalém” (Sf 3:14). No seu poema profético, Sofonias conclama a filha de Sião (hoje relemos como a igreja) a cantar e celebrar ao Senhor naquele dia – o Dia do Senhor.
Colocando em destaque o verso 17, ele nos aponta motivos para esta celebração dominical.
Em primeiro lugar porque “o Senhor teu Deus está no meio de ti”. O principal motivo para que cada encontro dominical seja uma celebração e uma festa é porque Deus está presente no meio da congregação. Como estar na presença e não transformar este momento em expressão de alegria? O salmista celebra ao Senhor pois conhece a alegria plena da presença divina (tanto Sl 26:7 como Sl 16:11).
Também é motivo de haver celebração contínua o fato de que o Senhor “renovar-te-á no seu amor”. Assim como as misericórdias do Senhor que são feitas novas a cada manhã, somos também renovados e isso é motivo de celebração. Se Deus age assim conosco, que mais podemos fazer senão nos regozijar? O canto do salvos na eternidade é motivado pelo amor misericordioso de Deus (a promessa está em Lm 3:22-23 e a concretização profética em Ap 21:5).
O verso termina dizendo que o próprio Senhor “regozijar-se-á em ti com júbilo”. A experiência dos santos em celebrar com alegria o encontro com o Senhor renovado em seu amor enche o coração de Deus também de alegria. Que mais podemos esperar? Deus tem feito grandes coisas no nosso meio e cada vez que nos reunimos em sua casa para adoração é sempre uma festa espiritual e uma celebração de alegria (veja no também pequeno livro de Jl 2:21 e no Sl 122:1).
Que todo novo culto na casa do Senhor, mesmo quando nos reunimos rotineiramente no seu dia, possa ser revestido de motivos tantos de alegria e júbilo que se transforme em contínua celebração na presença do Senhor. Que seja para nós uma lei cumprida com prazer sempre: “canta, ó filha de Sião”. Para a glória de Deus.

3 comentários:

  1. Eu hoje estou muito grato a Deus por estar me cercando de cuidados e recursos que torna a minha vida agradável. É como se diz, problema todo mundo tem, mas estamos vencendo-os. Mas eu já tive momentos muito difíceis, de carências muitas, de amarguras que abatem a alma. Fico lembrando quão difícil era celebrar. Celebrar Deus, a vida, o presente ou o futuro. Eu lembro que o sentimento positivo que se destacava era a fé (ainda é). Já que as coisas estavam tão ruins, e como eu não estava disposto a abandonar a confiança, então, me apeguei a fé. Hoje está facil celebrar, mas antes apenas pela fé eu conseguia isso. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Eu hoje estou muito grato a Deus por estar me cercando de cuidados e recursos que torna a minha vida agradável. É como se diz, problema todo mundo tem, mas estamos vencendo-os. Mas eu já tive momentos muito difíceis, de carências muitas, de amarguras que abatem a alma. Fico lembrando quão difícil era celebrar. Celebrar Deus, a vida, o presente ou o futuro. Eu lembro que o sentimento positivo que se destacava era a fé (ainda é). Já que as coisas estavam tão ruins, e como eu não estava disposto a abandonar a confiança, então, me apeguei a fé. Hoje está facil celebrar, mas antes apenas pela fé eu conseguia isso. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Querido Renato,
    Fico feliz em Cristo por que, pela fé, você conseguiu vencer eventuais momentos difíceis. Não são as circunstâncias que nos fazem louvar e celebrar ao Senhor. A nossa adoração deve ser fruto da certeza que presença do Amado em nossas celebrações. Isto nos basta!
    Continue adorando ao Senhor e Ele o renovará em alegria.
    Um abraço

    ResponderExcluir