terça-feira, 10 de março de 2009

A Bíblia, o Culto e o Datashow


Participo de um grupo de discussão na internet sobre os Batistas Tradiocinais. Um dos temas sobre o qual temos analisado atualmente é sobre o uso de tecnologias em nossos cultos, em especial o datashow e a transcrição de textos bíblicos.

Como sei que o assunto ainda está em andamento (além de que o termo show associado ao culto até para mim soa estranho!), acrescentei lá algumas considerações que compartilho aqui.

A questão de tecnologia em nossa vida eclesiástica me parece muito simples.
É preciso deixar bem claro logo duas coisas. Primeiro que quem louva e adora é o servo ao seu Senhor. Equipamentos são instrumentos, e apenas isso! O microfone pode ser útil, mas quem fala é o ministro de Deus. Piano ou violão podem acompanhar, mas quem canta é o crente. Da mesma forma que o computador pode armazenar e transmitir dados, mas quem escreve é o homem/mulher. Creio então que quanto ao uso do datashow o pensamento deve ser o mesmo: é apenas mais um equipamento ou instrumento e pode ser usado, mas tudo vai depender de quem estiver no controle do mesmo - já pensaram nas implicações espirituais desta última frase!
Segundo: a Bíblia é a Palavra de Deus (um princípio básico), isto é, o conteúdo divinamente inspirado, mas nada tem a ver com a forma em que ela é disponibilizada. Os antigos usaram papiros e pergaminhos escritos a mão. Graças a Deus a tecnologia evoluiu e chegou-se ao texto impresso - o que permitiu uma certa dose de confiabilidade às versões e principalmente permitiu maior distribuição do conteúdo bíblico. Se os novos recursos de informática e telecomunicações/mídia também estiverem disponíveis para a divulgação cada vez maior da Palavra eterna, por que não?
E tem mais: a nossa nova geração está cada vez mais influenciada por tais tecnologias (sei que não estou dizendo nenhuma novidade!) e se a igreja se omitir desta seara, talvez torne incompleta sua missão. Eu penso que o apóstolo Paulo concordaria comigo - é só vê o que ele diz em 1Co 9:22.

8 comentários:

  1. sobre o termo Datashow, é um nome que foi dado pelo povo, desconheco esse nome como o nome oficial, e sim como PROJETOR MULTIMEDIA!!!

    ResponderExcluir
  2. Querido, também sei que o termo datashow não é o termo oficial e o usei sem nenhuma intenção técnica específica. Nossa ênfase não está no equipamento - pois é apenas um instrumento e como tal tem sua validade apenas enquanto cumpre uma função. O importante é que a igreja de Cristo use da sabedoria do Mestre para se utilizar dos recursos disponíveis; não que a mensagem do evangelho precise de recursos para se tornar relevante mas, como o próprio Cristo fez, a contextualização é sempre um processo válido a mensagem do evangelho.
    Obrigado pela postagem.

    ResponderExcluir
  3. Pastor
    Sou apaixonado pela vertente tecnológica e enxergo nos recursos usados no culto apenas uma oportunidade de usos dos recursos disponíveis para dinamização do que se propõe. O cuidado que devemos ter e não deixar que os recursos superem a tarefa proposta que é a mensagem da palavra. Sou membro da mesma denominação que o Senhor e tenho visto algumas resistências ao uso da tecnologia nas igrejas em nome de uma justificativa histórica baseada em costumes (apenas costumes).
    Antes de finalizar.... parabéns pelo espaço

    ResponderExcluir
  4. Querido irmão cruz,
    Obrigado pela postagem e pelo comentário.
    Realmente as tecnologias são resultado da capacidade intelectual dada por Deus ao ser humano e devem ser usadas para o proveito do Reino de Deus e sua igreja.
    É claro que toda prioridade deve ser dada ao conteúdo de nossa mensagem, mas nenhum recurso deve ser menosprezado com a desculpa da tradição.
    Continuo orando para que mais e mais servos e servas de Deus dominem técnicas e tecnologias para usá-las para glória de Cristo.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Na minha opnião, o homem tem tido um comportamento super errado diante das coisas de Deus,Pois Deus criou tds as coisas para a honra e gloria dele.Enfim cada um pensa da sua forma, só uma coisa eu sei, Jesus voltará em breve, e quem esta com ele irá!!!

    ResponderExcluir
  6. Querido,
    Obrigado pelo comentário.
    Concordo plenamente quanto ao comportamento humano que o distancia de Deus (Paulo já havia dito isso em Rm 3:23). Também é verdade que tudo é para glória dele (ainda Paulo em Rm 11:36). E ainda mais sobre a volta de Cristo em breve (é promessa em Ap 22:20).

    ResponderExcluir
  7. Irmão, primeiro o termo datashow é de criação popular que se refere ao PROJETOR MULTIMEDIA. Além disso, não precisa se preocupar com esse termo porque show ai, não tem nunhuma relação com os SHOWS DE BANDAS MUSICAIS que temos por ai. Datashow é um termo inglês. Se fosse traduzido seria: data=dados show = mostrar, então teriamos algo, tipo: mostradados/mostrainformação. Os shows com bandas de músicas, em inglês, é conhecido como CONCERT. Por tanto, se vc convidar uma americana para um show ela não vai entender nada!

    Irmão prof. de inglês

    ResponderExcluir
  8. Querido,
    Obrigado pela postagem e comentário, agradeço também a dica da língua inglesa. Realmente usei o termo aqui com a conotação bem própria como nos acostumamos a usar em nossa língua brasileira e como está sendo usado na discussão no grupo, sem me ocupar do verdadeiro significado original. Ora, independente do termo com o qual eu venha a chamá-lo, penso que o importante que quis destacar é a disponibilização de recursos em nossa adoração que podem agregar valor ao ato e nunca ser apenas uma centro em si mesmo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir