segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

ASSIM COMEÇA A MISSÃO


Nesta nossa primeira reflexão do 2010, gostaria de considerar que – como de costume – é tempo de planejarmos e projetarmos o que queremos para este ano que se inicia.  Aqui em Sol Nascente, pela graça de Deus, sinto o mover do Espírito no sentido de um despertamento evangelístico e missionário que está reverberando em toda a igreja. 
Considerando isto, quero trazer para a reflexão o texto de At 13:1-3 que descreve exatamente o momento em que a igreja de Antioquia viveu uma experiência semelhante.  Naquela igreja havia profetas e mestre, mas o fato de sua presença no meio dos fieis não fez a igreja se descuidar e ficar parada enquanto seus líderes labutavam.  Assim, Deus começou a agir e a missão da igreja efetivamente teve início a partir deste momento.  Veja que podemos destacar este momento pela conjunção enquanto.
No verso dois é dito: enquanto adoravam ao Senhor...  Tudo começa a acontecer no meio do povo de Deus quando ele se põe a louvar e a adorar ao Senhor, pois isso lhe satisfaz (veja o Sl 147:1).  É o que aconteceu com Noé logo depois do dilúvio (veja Gn 8:21); é que aconteceu em Antioquia e sempre volta a ocorrer no meio da igreja: o louvor atrai os céus.
Ainda é dito que jejuavam.  A adoração vem acompanhada do colocar-se a serviço e a disposição do Senhor – simbolizado aqui no jejum.  Também Deus se agrada quando seus servos se apresentam para a obra (veja o chamado do Sl 100:2).  Foi este o caso dos filhos de Israel no deserto (leia Êx 35:20-29) e esta atitude, também encontrada em Antioquia, acontece sempre o começo da missão.  Ou seja, é enquanto louva e serve a Deus que tudo começa.
Voltemos ao texto de Atos.  Lá, só então a vocação e o despertamento evangelístico e missionário aconteceu.  É certo que o Espírito Santo é quem move a igreja (a expressão de Paulo em At 17:28 indica isso) mas também sei que Ele se deixa ser tocado pelo meu trabalho e esforço (lembro do caso da mulher doente em Mt 9:20).  É sempre assim que começa a missão no meio da igreja: enquanto ora e trabalha, Deus vai agindo!
Mas a história não acaba aqui.  A igreja de Antioquia não ficou fechada em si mesma – não ficou nas "quatro paredes".  O texto diz que eles impuseram as mãos nos vocacionados e os enviaram para continuarem o serviço (note o verso três).  O louvor e o serviço dentro da comunhão dos santos são importantes por que é daí que se ouve e percebe a voz de Deus (lembre que Samuel estava no tabernáculo quando ouviu Deus falando com ele em 1Sm 3:1-10).
Assim deve acontecer aqui em Sol Nascente.  Tem sido gratificante para todos nós viver a adoração e o serviço aqui em sua casa e por isso Deus está nos impulsionando a sair a cumprir nossa missão.  Que neste novo ano venhamos a ouvir o chamado divino em meio aos louvores e ao serviço e nos ponhamos a levar avante nossa missão.
(Na foto lá em cima, meu pai, um verdadeiro pastor que soube como encarnar a missão.  Ele com certeza é um exemplo para quem quiser começar e levar avante seu trabalho no Reino de Deus)

2 comentários:

  1. Pr. Jabes, suas reflexões, como sempre, abençoadoras e esclarecedoras. Que o Senhor continue a iluminar sua mente. Minha oração é para que o Senhor da missão abençoe sua vida, família e ministério em 2010 e sempre!!!!

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz com este sentir de um dispertamento missionário e de renovação no processo de evangelização no seio da Igreja, bem como o Pastor e seus Líderes. Rogo a Deus que os Abênçoe ricamente e lhes dê cada vez mais a visão gloriosa do Reino de Deus. Luiz Correia.

    ResponderExcluir