sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

COMEÇOU PESADO


Esta semana, conversando com o irmão Carlos, ele fez a seguinte exclamação: 2010 começou pesado!  Estivemos relacionando uma série de eventos e me vi obrigado a concordar com ele: desmoronamento no Rio de Janeiro, queda de ponte no sul, morte de frio na Europa, assassinato de sergipano em Alagoas, chuva de pedras no sertão do Estado, os já costumeiros escândalos em Brasília, enchentes em São Paulo e agora o terremoto no Haiti.  É, este ano começou realmente pesado!
Pensando nisto, fui levado a pensar em alguns textos.  Comecei relacionando alguns textos que me ajudassem a refletir sobre tais episódios.  O ponto de partida não poderia ser outro: o sermão profético do Mestre, pois é lá que eu leio sobre os dias difíceis que ainda nos virão; mas mesmo diante de tanta desgraça entendi que este momento ainda não é final ou definitivo (veja em especial Mt 24:6).
Outro texto que me veio à mente de imediato foi o conselho de nunca achar os dias antigos melhores que os atuais pois isso não é uma atitude sábia.  Sei que diante de tanta tragédia é difícil concordar, mas é o que diz a Bíblia (leia Ec 7:10).
Contudo minha mente ficou focada nas palavras de Paulo aos Coríntios.  Em poucos lugares da Bíblia nós lemos uma declaração de fé e esperança como no final da primeira carta (confira 1Co 15).  Acompanhe comigo a lógica do NT tendo como pano de fundo as palavras paulinas.
É inegável que ainda vivemos em meio ao caos (não se esqueça de Jo 16:33), porém Paulo declara que todo este estado de coisas está condenado a se acabar, pois até o último inimigo – a morte – já foi vencido por Cristo na ressurreição (compare 1Co 15:26 com o verso 57 e com textos como Mt 24:35; 2Pe 3:10 e Ap 21:1). 
Embora estejamos esperando o fim, e até por conta disto mesmo, o ano que começou pesado não deve nos assustar pois ainda não chegou o dia derradeiro. 
O que fazer então?  Paulo fala em continuarmos trabalhando sabendo que não será inútil nosso esforço (veja 1Co 15:58), isso é importante. 
Penso, porém o mais importante é darmos graças a Deus pela vitória de Cristo sobre todas estas atribulações (volte ao verso 1Co 15:57).  Então minha mente volta ao Mestre com a ilustração da mulher grávida: embora sentindo dores momentâneas, ela sabe que logo a alegria chegará com o nascimento do filho (escrito em Jo 16:21).  Ou seja, mesmo que o ano tenha começado pesado, devemos continuar dando graças a Deus porque em Cristo somos mais que vencedores e até o último inimigo já foi derrotado no túmulo vazio (alinhe Rm 8:37 com 1Co 15:54 e com Ap 4:9-11).
(Lá em cima a foto retirada na internet mostra a destruição no Haiti)

Nenhum comentário:

Postar um comentário