segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

CHORO E ALEGRIA - Primeira parte


Na sua beleza poética, o Salmo 30:5 nos diz que o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria.  Do seu modo o texto nos fala de dois momentos distintos pelos quais invariavelmente passamos: o choro à noite e a alegria pela manhã.  Dois momentos.  Duas situações.  Duas possibilidades.  Quando a noite da vida vem sobre nós: choramos.  Quando nos chega a manhã: nos alegramos.

Em Ec 7:14 nós lemos que Deus fez tanto um como o outro.  Assim é que o Senhor nos permite passar pela noite do pranto.  O momento de tristeza é sempre uma experiência dura, mas é ainda uma manifestação da vontade soberana de Deus.  Na escuridão temos que enfrentar o inevitável vale da sombra da morte que tanto parece interminável como não oferece nenhuma perspectiva.  A noite existencial é quando a vida perde o sentido, o futuro já parece não estar mais lá.  A angústia e a solidão tornam-se nossas únicas companheiras nessa dura e difícil travessia.  Nestas circunstâncias, o que fazer?

Deixe-me lhes apresentar três respostas rápidas, mas biblicamente seguras: a) Não pergunte porque; o Senhor não lhes dá direito de questionar suas ações (Jó 38:12).  b) Saiba que o Senhor está ao seu lado; a companhia divina é uma promessa (Mt 28:20 / Sl 23:4).  c) Deixe-se levar pela esperança; não são a razão e os esforços humanos que trarão o raiar do novo dia mas a ação direta de Deus, e é preciso apenas confiar nisto (Hb 11:1 / Rm 4:18).

A noite da vida é a oportunidade que o Senhor nos concede de nos entregarmos inteiramente à graça que nos haverá de resgatar (1Pe 1:13).  Isto é o que nos proporciona a noite do choro.  Que possamos passar por ela com fé e coragem para que para nós chegue a manhã da alegria de Deus.

2 comentários:

  1. Saudações, Pastor. São amargas as noites de choro e escuridão. Nestes dias o prazer de viver se vai, e fica a fé. Graças a Deus, pois, quando persistimos e atravessamos a noite há recompensa da alegria. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Querido Renato,
    Infelizmente a noite escura vem para todos, é verdade!!! Mas graças a Deus que a noite nunca é final. O choro certamente terá fim.
    Obrigado pela postagem.
    Um abraço,

    ResponderExcluir