quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

O AUTOR E CONSUMADOR


Nesta época de fim-de-ano geralmente a tomamos como tempo de reflexão, quando avaliamos o que fizemos e projetamos o que devemos corrigir para alcançarmos nossos objetivos e metas.  Nesta última reflexão do ano quero fazer um pouco isto também e com certeza vou me incluir entre aqueles que precisam fazer tal análise.  É como se dissesse: eu prego em primeiro lugar para eu mesmo ouvir.
O texto que tomo como base está em Hb 12:1-3 que tem como seu ponto central a declaração de Jesus como o autor e consumador da nossa fé.
Mas antes de buscar ler e compreender o texto e a expressão com a qual Hb apresenta Jesus, deixe-me fazer um destaque importante do contexto da declaração.  No verso 1º nós lemos que estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas.  Isto é verdade!  Basta olhar para o que Deus fez em Sol Nascente neste ano.  Realmente há entre nós muitas testemunhas do que o Senhor é capaz e de quanto Ele nos ama.  Tenho louvado bastante a Deus por esta Igreja.
Por outro lado, o texto também nos diz que apesar das bênçãos, há ainda o pecado que envolve.  Ou seja, mesmo diante de tudo o que Deus já fez, ainda estamos sujeitos ao pecado, à falha e ao deslize.  Infelizmente é verdade que nosso adversário continua tentando nos derrubar.  Assim continuo fazendo minha a exclamação e prece de Paulo em Rm 7:22-25.
É neste contexto que volto a considerar a sentença do texto e ela ganha contornos e força peculiar.  Nossos olhos têm que estar fitos em Jesus, e em mais ninguém ou em nada.  Embora as testemunhas sejam importantes para nosso crescimento e fortalecimento mútuo – e agradeço a Deus por elas.  Embora também o pecado e o diabo venham a turvar nosso caminho – e suplico pela clemência divina.  Contudo somente Jesus deve ser o modelo e alvo de minha jornada cristã.
O autor bíblico fala de Jesus como aquele que é o autor da minha fé.  Ele é que faz nascer e acontecer a fé e a firmeza em minha alma.  Só posso crer em Deus e confessá-lo porque Jesus, através do Espírito, plantaram-na dentro de meu ser.  Também é Ele que é o alvo do que eu creio: o consumador.  Só a Cristo devo voltar-me como objeto de minha fé, culto e adoração, porque dele e para ele são todas as coisas (veja Rm 11:36).
Neste fim-de-ano, que seja Cristo Jesus, e não as pessoas e circunstâncias que dominem nossa vida e nossa fé.  Para glória maior dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário