sexta-feira, 29 de maio de 2009

PARA FAZER MISSÕES


Sabemos que toda a igreja tem um chamado missionário. Esta é a convicção que nos faz ser o que somos. Nós nos reunimos a nos identificamos a partir daquilo que temos para fazer: adorar ao Rei e anunciá-lo a todo o mundo.
Temos falado com frequência sobre a prática da adoração (todo domingo em nossa EBD inclusive); mas hoje queria refletir um pouco sobre o que é preciso fazer para cumprir a segunda parte de nossa identidade eclesiástica, ou seja, o que é preciso para fazer missões. Vamos ao texto bíblico e vejamos três indicações.
Tudo deve começar com o olhar. É preciso levantar os olhos e ver que os campos estão no ponto de serem colhidos (esta é a ilustração que Jesus usa em Jo 4:35). O envolvimento da igreja com o trabalho missionário inicia quando ela consegue enxergar o mundo à sua volta e se percebe tocada por uma paixão missionária. O mundo clama por transformação – e nós temos a resposta que é Jesus – então é preciso que o percebamos e deixemos ser tocados pela necessidade evangelística; tanto dos que estão ao nosso redor, quanto dos que estão em outras terras.
Tendo percebido o mundo carente do evangelho é preciso então ouvir a voz do Senhor que nos chama e desafia a irmos anunciar a sua Palavra (no caso de Felipe um anjo lhe falou claramente para ir a busca do etíope em At 8:26). Deus tem falado e chamado a sua igreja para cumprir a sua missão. Não podemos tapar nossos ouvidos espirituais à vocação divina que está sobre nós e nos desafia.
E finalmente, é imperativo que se atenda o desafio de ir anunciar o Reino de Deus (o exemplo dos setenta comissionados por Jesus em Lc 10:1 deve ser modelo para nós). Se a necessidade do mundo perdido nos toca e ouvimos com clareza o chamado cristão para a missão então a atitude a se tomar é se comprometer com a obra missionária atendendo o desafio de ir aonde estão os perdidos para lhes anunciar as grandezas do amor de Deus e as boas novas de redenção.
Para fazer missões é preciso ter os olhos abertos para o mundo, os ouvidos atentos para a voz de Deus e também é indispensável que haja obediência em atender o seu desafio. Que o Senhor nos faça assim.

3 comentários:

  1. Obrigado por sua reflexão.
    É sempre bom sermos lembrados daquilo que é essencial à nossa caminhada cristã.
    Grande abraço,
    Edvar

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por sua reflexão.
    É sempre bom pensar em aspectos essenciais da nossa fé, da maneira como você coloca.
    Grande abraço,
    Edvar

    ResponderExcluir
  3. Querido Edvar,
    Junto, como uma igreja em Cristo, haveremos de comprir nossa missão.
    Oro para que nossa fé nos faça cúmplices do Reino.
    Obrigado pela postagem,
    Um abraço

    ResponderExcluir