segunda-feira, 25 de maio de 2009

DISCIPULADO RADICAL - XIII


Instruindo seus discípulos sobre as disciplinas da vida cristã, Jesus apresentou o tema da oração (Mt 6:5-8). Para o Mestre, muito mais que o cumprimento de rituais religiosos, públicos ou particulares, a oração é um diferencial indispensável para o discipulado. E Jesus começa retomando a mesma ênfase da ação cristã: não é para ser usada como vitrine da fé! O que se faz para ser visto pelos homens não é feito para agradar a Deus – logo realmente não o agradará.
Sigamos com duas instruções claras de Cristo: primeiro, a oração do discípulo é reflexo da intimidade filial com Deus: “vá para o seu quarto...” (Mt 6:6). É claro que Jesus não nega a realidade do culto e da oração comunitária, mas quer dar ênfase à oração particular, íntima, que deve ser a base da vida cristã. Quem quer se encontrar com Deus, deve deixar o mundo – nem que seja por alguns momentos – e buscar se derramar lá onde ninguém sabe que você o está buscando. Lá nesta intimidade do quarto fechado não há liturgias pré-fixadas ou tradições a serem observadas; é onde o vento do Espírito sopra como quer, sem impedimento algum, e a alma faminta é saciada com toda sorte de bênçãos espirituais.
Em segundo lugar Jesus recrimina a repetição vã das palavras de oração. Também aqui Ele não nega a insistência em suplicar diante de Deus, pelo contrário, Jesus sempre incentivou o clamor. O que o Mestre afirma é que a verdadeira oração do discípulo é espontânea e sincera.
Jesus ainda diz: seu pai o recompensará (é o final do mesmo verso 6:6). Esta é a promessa para o discípulo que desfruta da realidade da oração no quarto fechado. O Pai que vê em secreto atende, restaura a vida e cumpre todas as suas promessas. Vivamos uma vida de oração desta natureza, para a glória do Senhor.

2 comentários:

  1. Hj eu vou orar antes de dormir. Tenho estado tão entretido com meus afazeres que tem sido regra orar pouco, as vezes por preguiça, outras por cansaço mesmo, até por comodismo. É meio difícil, as vezes, se desligar da corrida rotina e centrar-se em Deus. O mundo é tão colorido e ruidoso que entretem. Enquanto isso, falta comunhão, dedicação, exercício do homem espiritual. Mas tenho este momento para lembra que tenho que me concertar, vou orar, então, abraços...

    ResponderExcluir
  2. Querido Renato,

    Na correria da vida, se não tivéssemos os momentos de intimidade com o Pai Celeste há muito já teríamos sido engolidos.
    Continue cultivando uma vida devocional. Isso vai trazer sanidade para sua alma e sua mente.
    Que Deus o abençoe.
    Obrigado pela postagem.
    Um abraço

    ResponderExcluir