sexta-feira, 8 de maio de 2009

MARIA - A mãe do Senhor


Com certeza, uma das pessoas mais esquecidas na história do Novo Testamento por nós, cristãos evangélicos, é Maria: a mãe de Nosso Senhor Jesus. Mas aproveitando a ocasião do Dias das Mães gostaria de refletir um pouco sobre esta figura fantástica! Lendo o texto da anunciação (leia a partir de Lucas 1:26), podemos apontar pelo menos três destaques: uma constatação, uma promessa e uma disposição.
Após a saudação inicial e diante da apreensão de Maria, o anjo constata: “...achaste graça diante de Deus” (verso 30). Não temos como negar que esta mulher foi reconhecida pela sua santidade. Maria viveu seu compromisso e relacionamento com Deus de maneira tão intensa que o próprio Deus achou graça nela. Ela foi escolhida para ser a mãe do Salvador – esta honra lhe coube porque, sem dúvida, ela reunia em sua vida características aceitáveis a Deus.
No verso 35 há uma promessa: “descerá sobre ti o Espírito Santo”. Aquela que acha graça diante de Deus pode experimentar a gloriosa promessa de ser cheia do Espírito Santo. Aquilo que os discípulos só vivenciariam em Pentecoste, Maria já pode desfrutar na concepção: o Santo Espírito de Deus possuiu aquela mulher por completo.
É claro então que a anunciação só poderia terminar com uma disposição. Lucas registra no verso 38: “Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra”. Uma mulher que achou graça diante de Deus e foi cheia do Espírito Santo é uma mulher que se dispõe a ser instrumento de Deus para a execução dos seus planos. Maria é uma mulher notável exatamente por que, diante da experiência sagrada, se colocou a disposição de Deus.
Neste Dia das Mães, que o exemplo de Maria - a mãe do Senhor - seja para todos nós um estímulo a vivermos uma vida cheia de graça e do Espírito, colocando-nos sempre a disposição Deus para se cumprir em nós a sua Palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário