segunda-feira, 11 de maio de 2009

DISCIPULADO RADICAL - XI


Chegamos aqui à última interpretação que Jesus faz da Lei dada aos antigos. E o Mestre vai abordar o tema que será o principal na sua pregação: o amor (Mt 5:43-48). Aos antigos foi ordenados amar o próximo, mas também foi autorizado aborrecer os inimigos. Jesus agora expande a amplitude da Lei exigindo do discípulo que ame até os inimigos: amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem (Mt 5:44).
Sobre este tema Jesus apresenta quatro pontos (a lista está nos versos 45 a 47): I – para que me torne filho de Deus é preciso desenvolver um amor incondicional a todos os seres humanos. II – Deus, o Pai dá sol e chuva sobre maus e bons, Ele não faz acepção de pessoas. III – amar somente os amigos não apresenta discipulado alguns, até os pecadores fazem isto. IV – a ordem do discipulado requer que o seguidor de Cristo seja perfeito na mesma medida do Pai celestial.
Assim todos estes pontos têm que se tornar parte do discipulado radical. Amar é obrigação e necessidade imprescindível do discípulo: como Deus é perfeito, ele exige perfeição dos seus seguidores, e isto tem que ser demonstrado na vivência diária, principalmente no trato com aqueles que se interpõem em meu caminho como meu inimigo. Não tenho o direito de escolher quem vou amar: amigos ou inimigos, bons ou maus, todos têm que ser alvo do amor cristão verdadeiro.
Como discípulo que já vivo sob a nova Lei em Cristo Jesus, garantida pelo sangue da Nova Aliança derramado na cruz, que eu viva este amor incondicional. Para que faça parte da família de Deus e para a glória eterna do Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário