quinta-feira, 23 de setembro de 2010

ATOS DOS APÓSTOLOS - Os primeiros passos da igreja

O livro de Atos dos Apóstolos (At) é o único livro considerado histórico no Novo Testamento.  Depois de investigar e narrar com cuidado tudo o que Jesus começou a fazer e a ensinar (At 1:1 e compare com Lc 1:1-4), Lucas, seu autor, se ocupou em contar o que aconteceu com os discípulos que ficaram após a partida do Mestre.  Compreendendo assim, então de início podemos saber que o livro de At deve ser lido e compreendido como uma continuação do evangelho de Lucas.
Como livro histórico – mas assinalemos logo que não num sentido da historiografia moderna – At foi escrito para mostrar que o movimento iniciado por Jesus enquanto viveu aqui na terra não foi encerrado com a ascensão dele após sua morte e ressurreição, mas teve continuidade na vida daqueles que foram comissionados para irem pelo mundo como testemunhas do que Ele fez (compare o final do evangelho – Lc 24:50-53 – com o início deste livro – At 1:1-11).  Neste sentido, o versículo que apresenta logo de início o plano de escrita de At é:
Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra.
(At 1:8)
Neste sentido, de acordo com At os verbos que deveriam ser aplicados ao Espírito Santo na história da igreja é intervir e controlar; e para os cristãos, ir e testemunhar.
Na série de lições sobre Atos dos Apóstolos que iniciamos em nossa EBD procuraremos estudar como o Espírito e a igreja interagiram nos treze primeiros capítulos do livro mostrando que cada a nova sequência de episódios e situações ambos – igreja e Espírito – levaram adiante a mensagem das boas novas de que "este Jesus, a quem vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo" (At 2:36).


Nenhum comentário:

Postar um comentário