sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

MENTISTES CONTRA O ESPÍRITO!


Lá no início do cristianismo, quando a igreja estava ainda se afirmando, a presença e a manifestação do Espírito Santo no meio dos convertidos confirmava a cada dia o grupo dos fieis (deixe-me dizer logo que não estou negando a presença do Espírito hoje, apenas tomando uma verdade histórica como ponto de partida).
Naquele contexto apareceu o casal Ananias e Safira (a única citação deles é aqui em At 5), e é dito sobre eles que cometeram um acúmulo de erros – denunciados por Pedro na expressão mentistes ao Espírito! – e que acabaram por provocar a própria ruína e morte.  Para evitar que caiamos nos mesmos erros, vamos aprender com eles o que não se deve fazer.
Em primeiro lugar o casal planejou enganar a igreja trazendo apenas uma parte do dinheiro apurado na venda de sua fazenda.  O texto deixa claro que houve uma combinação de ações para que os apóstolos não soubessem do quanto realmente foi apurado na venda. 
É sempre assim, o erro e o pecado são primeiramente arquitetados e só depois executados (veja Tg 1:13-15).  Caso semelhante foi com Caim que antes de trazer sua oferta agasalhou o pecado em seu coração (leia esta constatação em Gn 4:7).  Em todo caso, quem comete tal erro ainda não percebeu que Deus vê todas as coisas (observe o que Jesus disse em Lc 16:15).
Este erro é resultado de um outro: o casal vivia uma fé aparente.  Naqueles dias os convertidos mostravam sua fé trazendo toda a oferta aos pés dos apóstolos (confira em At 4:34-37).  Ananias e Safira pensaram que trazendo algum dinheiro eles aparentariam uma piedade que na verdade não tinham.
Não podemos esquecer que este tipo de religiosidade aparente Jesus a chamou de hipocrisia (confirme na crítica aos fariseus em Mt 23).  Pouca coisa nos afasta tanto de Deus como uma fé superficial e ritual.  Ao profeta Amós Deus chega a dizer que está enojado destas cerimônias piedosas vazias (leia a passagem de Am 5:21-27).
Antes de tudo lugar, porém, o que o casal demonstrou é não ter conhecimento de quem era Deus de verdade.  Eles certamente ainda precisavam passar por uma experiência de intimidade profunda com o Deus manifesto (no caso deles não houve tempo de voltar ao quarto fechado para refazer a vida como propôs o Mestre em Mt 6:6). 
Quando não conhecemos a Deus estamos sujeitos a todo tipo de erro e fracasso (é o que Jesus diz em Mc 12:24).  Este deve ser o primeiro passo e quando ele é falso, todo o resto está comprometido.  É por isso que o profeta Oséias conclama o povo a sempre prosseguir no conhecimento de Deus (anote Os 6:3).
Assim como uma sequência de equívocos e pecados (cumprindo-se o Sl 42:7).  O casal, que não teve intimidade com Deus, manteve uma fé apenas formal e por isso tomou atitudes que lhes trouxeram resultados catastróficos.
Como disse logo acima, que a narração e estudo de casos como o do triste casal nos faça refletir sobre nossa relação com Deus e nos impulsione a um aprofundamento em nossa fé e vida cristã para que nosso fim seja diferente, para a glória de Deus.

6 comentários:

  1. pastor querido,tenho recebido sua mensagens,e tem sido de grande valia pra minha vida,grande abraco e paz,lembracas a familia.em cristo.
    pr chico malaquias

    ResponderExcluir
  2. Amado em Cristo,
    É uma honra para mim servir no Reino de Deus com a simplicidade dos textos. Oro sempre para que o Senhor complete a obra a edifique a sua igreja.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Ana Cláudia Monteiro8 de janeiro de 2010 às 19:07

    Pr Jabes Filho,
    é uma alegria imensa compartilhar do "Maná" através do seu Ministério.
    Acredito que a Simplicidade do Evanvelho do Reino deve ser pregada. Que conheçamos a Deus como Deus, verdadeiro e único. Que vivamos da Fé genuína que é a fidelidade a esse Deus, verdadeiro e único. Que aprendamos a ser livres para participarmos da Glória da Sua revelação. E a revelação do Senhor é para os que o temem, e o temor é o princípio da Sabedoria. Voltemos pois, ao Caminho da Verdade, a fim de que alcancemos corações sábios.
    Bendito seja o Senhor em sua vida e família. E que a Paz habite em seus corações.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Esta é uma triste realidade atual quanto a fé, nossa fé tem de ser não fingida esse é o fim do mandamento segundo o apóstolo Paulo.
    Gostei muito da reflexão trouxe a tona a questão perigosa da hipocrisia no meio cristão.
    Que Nosso Deus continue o abençoando ricamente.
    Seu irmão em Cristo.
    Rev.Francisco Siqueira.
    www.fsemeada.blogspot.com ou www.pastorfrancisco.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Querida Ana Claudia
    O Maná é graça dada por Deus, e como tal cabe a cada um de nós compartilhá-lo, pois o que recebemos de graça, de graça devemos dar.
    Realmente a fé simples do Evangelho nos leva a manter um relacionamento íntimo e verdadeiro com Deus e a sua igreja - coisa que faltou no casal de Atos 5!
    Que o Senhor de toda glória a faça sempre crescer nesta graça.
    Obrigado pela postagem.
    Dê um forte abraço em seu pai e sua mãe.

    ResponderExcluir
  6. Querido Pr. Francisco,
    Precisamos sempre estar alertas para que nossos rituais de fé não tomem o lugar de nossa verdadeira espiritualidade. Este foi o problema do casal Ananias e Safira. Oro para que o Senhor desperte em sua igreja um profundo conhecimento de Deus e de sua Palavra.
    Obrigado pela postagem
    Um abraço

    ResponderExcluir