sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

EM SINTONIA COM DEUS

Todos nós já sabemos que a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita (é o que diz Paulo em Rm 12:2). Também sabemos que para dois andarem juntos é preciso que haja acordo entre ele (isto está em Am 3:3). Com estas certezas firmadas, gostaríamos de refletir hoje sobre o que acontece quando nos colocamos em acordo e perfeita sintonia com Deus e a sua vontade prevalece em nossa vida.
Para nossa análise gostaríamos de tomar como exemplo a vida do profeta Daniel, suas experiências pessoais e seu relacionamento com Deus. Pelo lado do profeta, estando em sintonia com Deus ele demonstrou claramente uma atitude de ousadia e coragem, e isso em pelo menos duas ocasiões:
Logo que se viu exilado e foi obrigado a conviver no palácio babilônico, Daniel e seus amigos lançaram o desafio do improvável. Eles decidiram que não se contaminariam com as iguarias do rei e propuseram um desafio de dez dias (sua fala está em Dn 1:12). É improvável que uma dieta, mesmo rigorosa, num intervalo tão pequeno fizesse uma diferença tão grande. Porém em sintonia com Deus, aqueles jovens ousaram pois sabiam que a diferença quem faria era o Senhor.
Desafio semelhante que assumiu foi o pequenino Davi diante do gigante Golias e, neste episódio também, a confiança estava depositada na sintonia com o Senhor (a história está em 1Sm 17).
Antes de citar a segunda ocasião, convém ressaltar a atitude de adoração de Daniel enquanto experimentava a manifestação da vontade e do poder de Deus em sua vida: “Louvado seja o nome de Deus para todo o sempre; a sabedoria e o poder a ele pertencem” (Dn 2:20). Quem tem convicção de estar em acordo com o Senhor sempre vive com um louvor nos lábios!
Se num primeiro momento Daniel e seus amigos lançaram um desafio, mais adiante Daniel sem duvidar assumiu os desafios da fidelidade. Num conchavo político traiçoeiro, os conselheiros do rei Dario o fizeram proibir a adoração a outros deus ou rei que não a ele mesmo. Ao saber disso, o profeta foi para casa e, sem medo, se pôs a orar ao Deus verdadeiro (leia Dn 6:10). Ele sabia que se o rei tinha poder para publicar decretos, maior era o seu Deus, com quem vivia em sintonia, para livrá-lo de qualquer dano. Por conhecer intimamente a Deus, Daniel sabia que valia a pena correr os ricos de ser fiel a Ele.
Também foi o caso de Pedro e João que, diante do Sinédrio preferiu obedecer a Deus que aos homens e assumir os desafios da fidelidade, já que tinha convivido com o Senhor eles sabiam que nada ou ninguém poderia vencê-los (leia a história em At 4).
E para finalizar, devemos destacar o próprio Deus se vê tocado por Daniel e sua vida em sintonia com a sua vontade. Daniel era um homem de oração e Deus sabia disso! Depois de uma experiência intensa na presença do Senhor, o profeta recebeu a visita de um anjo que lhe trouxe uma excelente notícia: “suas palavras foram ouvidas” (Dn 10:12). Quando vivemos em sintonia com Deus, não somente lançamos e vencemos os desafios, mas temos a experiência da certeza de que Deus nos ouve a atende as nossas preces.

Vivamos nesta sintonia para a glória de Deus.

2 comentários:

  1. Olá pastor só passei para te dar um abraço fique com deus.

    Ueslândia.

    ResponderExcluir
  2. Oi querida

    Que bom poder receber seu abraço. Que Deus a abençoe e a Felipe.

    ResponderExcluir