sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

MENSAGEM DE NATAL - 2010

É chegada a estação da alegria! Valorize a oportunidade que você tem de ouvir uma bela música. Compartilhe o calor rico da família e da amizade. Ofereça presentes aos amigos, entes queridos, e às pessoas necessitadas. Faça eco ao dizer: “É o momento mais maravilhoso do ano!”
 Por outro lado, volte-se por um momento ao brilho e encanto tão evidente em alguns lugares nestes dias, e olhe atentamente e de perto a imagem da criança na manjedoura. Não nos serve de um estímulo poderoso para considerar novamente a natureza da fraqueza? 
Esta criança está envolvida com as vestes do mistério. Este bebê é Deus feito carne aos nossos próprios olhos. É a onipotência envolta em panos, deitado na manjedoura está a onipresença, a onisciência confinada a uma cama de palha. 
Este menino faz causa comum com aqueles que não têm onde repousar a cabeça cansada. Ao nascer, símbolos da nobreza não são vistos em nenhum lugar, e os sinais de privilégio vão se desaparecendo até o esquecimento total.
A criança na manjedoura é uma lição sobre o mistério da impotência!
Chegaria o tempo em que esta criança indefesa de Belém seria reconhecida como o Salvador do mundo. Tanto quando ele se deitou em uma manjedoura como quando estava pendurado em uma cruz, ele apareceu como uma vítima de suas circunstâncias, uma pessoa digna de pena, e um modelo de desamparo.
No entanto, o verdadeiro poder não está presente, a menos que se irradie através da aparência de impotência.  O verdadeiro despojar-se como a verdadeira abnegação só é possível para aqueles que realmente conhecem o poder de Deus. Uma vida de serviço sacrificial entregue com alegria é a única opção para quem vem conhecer a impotência do Menino Jesus.
Esta falta de poder não deve ser confundida com a impotência própria da miséria e do desespero. Pelo contrário, a submissão se manifesta na entrada do voluntário para a comunidade dos sem-teto pobres, para transformá-lo em um viveiro rico de possibilidades. Este é o desamparo que conhece as trincheiras, que se senta confortavelmente entre os despossuídos, e desfruta da companhia dos que foram marginalizados na periferia da sociedade.
O que vemos na manjedoura é o que nós celebramos no Natal, é o formidável poder de impotência! Quando experimentamos essa incapacidade, o Espírito Santo nos capacita para realmente chegar a ser servo de todos. Então, através do serviço que prestamos, podemos transformar o mundo. O pequeno bebê na manjedoura é um sinal poderoso de Deus, manifestando o amor divino que abre o caminho para a vida para todos. Ele se fez pobre por nós, com a sua pobreza pode nos fazer rico (2Co 8:9).
 Neville Callam
Secretário-Geral da BWA

Nenhum comentário:

Postar um comentário