sexta-feira, 28 de maio de 2010

EU TE VI



No princípio do ministério terreno de Jesus, ele saiu pela Galileia a chamar pessoas para serem seus discípulos.  Encontrando Filipe em Betsaida, Jesus o chamou e este logo repassou o convite a Natanael.  Depois de uma hesitação inicial e tendo sido confrontado com o próprio Mestre, Natanael decidiu por segui-lo (leia a narração em Jo 1:43-51).
O que me chama a atenção nesta passagem é que Jesus foi categórico: Eu o vi debaixo da figueira (citação do verso 48).  A partir desta afirmação de Jesus, vou me permitir hoje, nesta palavra pastoral, uma certa liberdade para extrapolar o contexto da frase.   Desta forma, posso compreender que assim como Natanael, Jesus me alcança com a sua visão, seja qual for a minha posição.
Jesus viu Natanael debaixo da figueira.  Mesmo sem detalhes no texto, é fácil compreender que a sombra daquela árvore seria um lugar acolhedor para um descanso.  Da mesma forma, Jesus hoje me percebe em meu lugar de conforto e comodidade.  Quando estou relaxado e recostado em minha sombra (física ou existencial) Jesus me confronta com o desafio.
Na Bíblia sempre foi assim: Abraão deveria deixar a casa do Pai (em Gn 12:1); Ezequiel o aconchego da esposa (em Ez 24:15-18) e Pedro a estabilidade financeira das redes de pesca (em Mt 4:18-20).
Também Jesus diz que viu Natanael antes de Filipe lhe falar.  Jesus já havia percebido aquele homem parado ali.  Talvez eu possa entender que Filipe o encontrou sem muita perspectiva do que fazer.  Assim posso afirmar que Jesus me vê quando a preguiça, a inércia e o desânimo dominam minha vida e percebe que é preciso tomar atitude.
Voltando a Bíblia, da mesma forma: Moisés precisava deixar da casa do sogro (em Êx 3:16); Elias a segurança da caverna (em 1Rs 19:9); e Jonas o porão do navio (em Jn 1:5).
Indo além, Jesus viu o questionamento de Natanael sobre Nazaré.  Aquele homem foi extremamente preconceituoso e a Jesus esta atitude não passou despercebida.  Natanael era sincero, mas precisava mudar.  Hoje sou confrontado com minhas ideias pequenas e incrédulas que não conseguem aceitar a manifestação de Deus onde ela aconteça.
Outros exemplos bíblicos são: Saul diante do oferecimento de Davi para enfrentar Golias (em 1Sm 17:33); o sacerdote Amazias contra o profeta Amós (em Am 7:12-13); e Pedro mesmo diante da visão (em At 10:13-15).
Onde estou, sou visto por Jesus, e é exatamente a partir deste lugar que ele me chama e me convoca para fazer parte do seu grupo seleto – para o discipulado.  E eu, quando aceito o chamado e o desafio da missão então tenho meus olhos também abertos para ver a grande realização da glória e da manifestação divina (veja o que Jesus prometeu a Natanael em Jo 1:50-51).
Hoje Jesus está me vendo e me chamando. Que resposta vou dar a ele?

(lá em cima, na foto, não é a figueira onde Jesus viu Natanael em baixo, mas é a mangueira que temos no terreno que o Senhor nos tem dado)

2 comentários:

  1. E o que será que passava na mente de Natanael?
    Imagino que o mesmo que passa por nossas mentes. Os mesmos desejos, expectativas e preocupações diante deles.
    Mas Deus não menospreza um coração contrito, diante de Natanael Jesus lhe apresenta a solução dos conflitos e expectativas. Tanto foi assim que de imediato Natanael resolve atender ao convite percebendo que estava diante do Filho de Deus e Rei de Israel.
    Imagino pela resposta dada que Natanael estivesse pensando nas promessas Bíblicas a respeito do Messias de Deus.
    Quando meditamos na Palavra de Deus o nosso coração torna-se contrito e o próprio Deus se revela, convida e usa.
    Dc.Henri - Membro da OBBH.

    ResponderExcluir
  2. Querido Irmão Henri

    Realmente a sinceridade de Natanael foi percebida por Jesus. O Mestre o viu lá debaixo da figueira e o confrontou com sua situação e seus conceitos. Por ter aceitado o desafio do discipulado, Natanael foi aceito no grupo apostólico.
    Assim ainda acontece conosco. Jesus nos vê e nos confronta com a missão, e quando aceitamos segui-lo, ele faz de nós nova criatura.
    Obrigado pela postagem.

    ResponderExcluir