sexta-feira, 14 de maio de 2010

ANTECIPAÇÃO



Volto hoje ao tema da Ceia do Senhor, assim deve ser, pois temos a instrução de mantê-la como memorial, logo sempre a trazendo na memória para nunca nos esquecermos daquilo que foi feito por nós.  Mas a Ceia é mais que isso: Paulo disse que a comeríamos enquanto Cristo não vem.  Ou seja, além de memorial, a Ceia também é uma antecipação festiva do que nos aguarda.
Neste sentido, a Ceia do Senhor é uma celebração antecipada do grande banquete que nos será servido no Dia do Senhor (lembro que Davi já pedia por isso no Sl 23:5).  É como se diante da Mesa do Senhor estivéssemos a ouvir: "enquanto não vem o prato principal, vão aproveitando aí as delícias da Ceia que lhes é servida por ora" (talvez eu até possa entender 1Co 13:9-10 neste sentido).
Acompanhe comigo um pouco do conteúdo desta antecipação celebrativa:
ü       Hoje cremos já somos perdoados; na Ceia celebramos a certeza de que o pecado não mais terá domínio sobre nós (leia 1Jo 2:12 e Rm 6:14).
ü       Apesar das circunstâncias, ainda não me falta o ânimo porque Cristo venceu o mundo; na Ceia antecipo a convicção que habitarei no lar onde habita a justiça (veja Jo 16:33 e 2Pe 3:13).
ü       Sou salvo desde já na esperança; porém na Ceia festejo a alegria de que tragada foi a morte na vitória (palavras de Rm 8:24 e 1Co 15:54).
ü       Já posso experimentar a cura, pois minhas dores foram levadas na cruz; através da Ceia descanso, pois Ele enxugará todas as lágrimas (compare Is 53:5 com Ap 7:17 e 21:4).
ü       Hoje vivo a presença do que está conosco; na Ceia celebro agora a chegada do grande dia que ouvirei: "vinde benditos do meu Pai" (devem ser lidos em paralelo Mt 28:20 e 25:34).
Sim, a Ceia é o provisório, mas antecipa o definitivo, e por isso desde já a sua celebração tem que ser motivo de muita alegria e regozijo por aqueles que mesmo vivendo apenas na lembrança da promessa, mas já podem se sentir à mesa com o Pai. 
Que estejamos assim hoje diante da Mesa do Senhor, como quem saboreia a antecipação do grande dia (ainda Mt 5:12 e Lc 6:23).
(Lá em cima, a foto da mesa onde celebramos a Ceia do Senhor todo mês aqui em Sol Nascente)

2 comentários:

  1. Saudações fraternas, Pastor Jabes. A leitura do seu texto me trouxe um sentimento de conforto. A celebração da ceia nos faz sentir em família, aceitos pelo Pai e queridos pelos irmãos. Espero poder ceiar com vocês, desejo ser aceito, em breve. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Querido Renato,
    Tê-lo conosco em nossa comunhão cristã será motivo de grande alegria. A Ceia também nos traz isso à memória, somos todos uma família em Cristo, apesar da distância.
    Um abraço.

    ResponderExcluir