sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Unidos pelo Evangelho



Para o apóstolo, era mais relevante que Cristo fosse anunciado do que analisar a inveja dos que o faziam e assim deve ser também para nós.  Assim ele disse:
“Aqueles que pregam Cristo por ambição egoísta, sem sinceridade, pensando que me podem causar sofrimento enquanto estou preso.  Mas, que importa? O importante é que de qualquer forma, seja por motivos falsos ou verdadeiros, Cristo está sendo pregado e por isso me alegro” (Fp 1:17-18).  Irmãos do evangelho; eles se unem para promover uma mesma mensagem e um mesmo propósito. 
Fazendo isto, eles evidenciam que de fato são escolhidos de Deus, e ao mesmo expõem todos aqueles que lhes fazem oposição. 
Contudo, hábitos pecaminosos permanecem nas pessoas mesmo após sua conversão, e várias circunstâncias podem suscitar o velho homem que restou a fim de proteger seus próprios interesses, até mesmo à custa de outros e do evangelho, ameaçando assim a unidade cristã. 
Portanto, Paulo trata da renúncia, para que eles não percam de vista o quanto isto é importante, e que eles permaneçam firmes na união em torno do evangelho. 
A santificação bíblica não vem somente pela oração ou por força de vontade, mas por exercício diário da busca de se tornar imitadores de Cristo.  Consequentemente, Paulo os relembra de sua participação comum no evangelho. 
Como ele enfatiza noutra parte, há um só corpo de crentes, chamado por Deus para uma mesma esperança. 
A Igreja Batista Sol Nascente é unida por meio de um mesmo Espírito, um mesmo Senhor, uma mesma fé, um mesmo batismo, e um mesmo Deus e Pai (Ef 4:4-6).  Não existe nenhuma maneira de alcançar verdadeira unidade com aqueles que estão fora desse corpo, mas todos aqueles que verdadeiramente compartilham dos benefícios supremos e exclusivos do evangelho têm realmente algo importante em comum, e isto deve conduzi-los à unidade. 
Quando o "egoísmo e disse-me-disse" se introduz para minar essa unidade, temos de nos esforçar para superar.  Se formos verdadeiramente convertidos a Deus, isto é, se recebemos os benefícios do evangelho, então vamos nos unir em torno dessa mesma mensagem e desse mesmo propósito, e assim teremos uma mesma mente.  Aqueles que são irmãos no evangelho, que sejam também unidos pelo evangelho. 
Precisamos terminar, e o faremos a partir de uma importante admoestação: "façam tudo sem queixas nem discussões, para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo” (Fp 2:14-16).
A vitória por meio do sofrimento elimina murmuração e contendas, mas se aproxima do poder transformador de Deus.


Alisson Souza - o autor deste texto é um jovem que o Senhor trouxe, junto com sua esposa Dailmara, para nossa igreja e muito tem contribuído com o Reino de Deus aqui no Sol Nascente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário