quinta-feira, 8 de outubro de 2009

GUARDA-TE




Relendo os conselhos pastorais dados a Timóteo na sua primeira carta encontrei a seguinte instrução: Tem cuidado de ti mesmo e do teu ensino; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem (1Tm 4:16).  Esta advertência me trouxe a mente o cuidado que não somente os líderes eclesiásticos devem ter, mas as servas e servos de Deus no seu viver diário.  A vida cristã exige atenção e cuidado (lembro ainda sobre isso as palavras paulinas em 1Co 10:12).
Ampliando o conceito e procurando nas páginas sagradas sobre como aplicar as diretrizes bíblicas encontrei nos livros de sabedoria e poesia do AT referências bastante ilustrativas.  Vejamos algumas.
O mestre filho de Davi diz: guarda o teu pé quando fores à Casa de Deus (em Ec 5:1).  Compreendendo a figuração do texto, é-nos indicado sobre a necessidade de haver reverência com as coisas sagradas.  Mais do que um ritual de lavagem de pés (e o que Jesus fez em Jo 13 é riquíssimo em lições, mas não é o caso aqui!), o que o sábio está instruindo é sobre o cuidado em se guardar de profanar o lugar e o momento de estar na presença do Senhor; dar a Ele o valor devido e reconhecer com gratidão e devoção o privilégio que é desfrutar da presença e proteção divina.
Ainda na poesia dos Salmos, os coraítas demonstraram bem qual a extensão deste cuidado ao reconhecer que um dia na presença e na Casa do Senhor é melhor que mil noutro lugar (leia em Sl 84:10).
É de Davi a instrução para guardar a língua do mal (veja o Sl 34:13).  Este é um tema bastante recorrente em toda a Bíblia.  Provérbios chamam a atenção para a realidade de que a morte e a vida estão no poder da língua (o verso é Pv 18:21) e Tiago pondera que um órgão tão pequeno como a língua pode causar bastante destruição se não for controlado (no NT em Tg 3:1-6).
Neste sentido o louvor de Davi se enche de significados quando ele exalta o Senhor por ter colocado em seus lábios um cântico novo e um hino de louvor ao nosso Deus (é o Sl 40:3).
Uma última indicação vem do livro dos Provérbios: Guarda com toda a diligência o teu coração (Pv 4:23).  É certo que dele procedem as fontes da vida e ele representa o centro de toda a nossa existência então mais que um cuidado com o cardiologista, a instrução bíblica é para ter atenção e cuidado com aquilo que trazemos e levamos em nossa vida; aquilo que reputamos como importante em nossa existência.  Além disso, o próprio sábio faz um convite amoroso para que seu filho lhe dê seu coração (atente a Pv 23:26).
Sobre isso a observação de Jesus é por demais pertinente: onde eu guardo meu tesouro eu coloco meu coração (leia Lc 12:34), logo se meus tesouros são celestiais e santos, toda a minha vida estará guardada na casa do Pai.
Quero concluir esta reflexão pedindo ao Senhor que nos ajude a guardar nossos pés, nossa língua e sobretudo nosso coração, pois só assim poderemos encontrar a salvação para nós e para os que nos ouvem (volte a 1Tm 4:16).  Que nos faça assim para glória divina.

4 comentários:

  1. Olá Pr. Jabes,
    concordo plenamente com a sua reflexão.
    Vejo também que estamos carentes de servos que primem por um testemunho fiel dos ensinos do Mestre Jesus.
    Que o Senhor nos abençõe e nos guarde!

    ResponderExcluir
  2. Querida,
    Graças a Deus que encontramos eco em nossa reflexão e nossa busca por uma cristianismo mais coerente e comprometido.
    Obrigado pela postagem.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá, Pastor Jabes. Pés, Língua e Coração. Direção, Interação e Sentimentos. Vou incorporar esta mensagem desse jeito. Boa mensagem, abraço. Renato.

    ResponderExcluir
  4. Querido Renato,

    Graças a Deus que nossa reflexão está contribuindo com o seu crescimento espiritual.

    Continue nesta caminhada.

    Um abraço

    ResponderExcluir