terça-feira, 20 de outubro de 2009

ESTÁ CONSUMADO




Os últimos momentos de vida aqui na terra, Jesus os passou em tremenda agonia.  Sem dúvida, as horas na cruz, depois de ter experimentado o Getsêmane, passado pelos julgamentos e pela via crucis, levaram o Filho de Deus – na condição de homem – a sentir o ponto máximo de dor, sofrimento e humilhação que alguém pode passar.
Os evangelistas nos contam que no Calvário Jesus pronunciou apenas frases curtas porém de profundo significado.  A última delas é a convicção de que o ápice da história havia chegado: ESTÁ CONSUMADO! (leia em Jo 19:30).  Desta descrição de cena e da frase proferida pelo Mestre podem extrair algumas verdades fundamentais à nossa fé.
A expressão final de Cristo na cruz soou a partir daquele monte nos arredores de Jerusalém e ecoou na eternidade.  Está consumado é a declaração final de Deus: eu fiz o que tinha que fazer!
Está consumado para o ser humano.  Em Jo 1:14 nós lemos que Cristo é a revelação da glória de Deus.  Tudo que Deus tinha para dizer aos homens e mulheres de toda a história está dito no Verbo que se fez carne.  Na cruz esta revelação do amor e do poder divino está completa. 
Mais ainda, ao ser humano a obra consumada de Cristo é o exemplo, modelo e padrão de vida submissa à vontade de Deus que nós devemos seguir (leia Ef 4:13).  Como servos de Deus temos que aprender a viver e morrer com Cristo para que venhamos a ressuscitar com Ele (veja ainda 1Co 15:20).
Está consumado para Satanás.  O brado de Jesus é a exclamação de que a vitória está definitivamente ganha.  A batalha está finda pois Cristo já foi declarado vencedor (vá a 1Pe 3:18-22 e confirme que o próprio inferno ouviu de Cristo que a vitória está consumada).
Satanás ainda tem que saber que na vitória do Calvário o poder do pecado sobre as vidas humanas está terminado: ele não mais tem domínio sobre os que estão debaixo da graça (conforme diz Paulo em Rm 6:14).
Está consumado para Deus.  O Filho disse ao Pai que a missão estava completa.  Hb 9:22 alerta para a exigência de derramamento de sangue para satisfazer os desígnios eternos de Deus e na sua declaração Jesus está afirmando que Deus estava satisfeito com a obra do seu Filho.
O perdão, a salvação e a graça agora podem ser concedidos a todo aquele que crer pois a obra de Cristo para com Deus está consumada (tenha Ef 2:9-10 sempre em mente).
Diante de tão triunfante exclamação, devemos dar glórias a Deus pois desde agora e para toda a eternidade a obra poderosa de Deus está consumada através de Cristo Jesus no Calvário.   Louvemo-lo com todo fervor.

4 comentários:

  1. Muito bom, Pr. Jabes, que o Meu Deus continue te abençoando e inspirando nas verdades bíblicas. Fico feliz por receber suas mensagens. Obrigado. Luiz Correia

    ResponderExcluir
  2. Pastor, tem sido um prazer para mim recebr as suas reflexões, pois é uma possíblidade impar de ter acesso a texto resultado de uma exegese aprofundada.
    Gostaria de poder dar aos meus irmãos de fé o direito de lhe ouvir. Poderíamos acertar para um domingo trocarmos os pulpitos.
    Aguardo respota. Pr. Renato

    ResponderExcluir
  3. Querido Luis Correia,
    Graças ao próprio Deus por Ele nos ter dado a oportunidade de servir aos santos com nossas reflexões.
    Obrigado pela citação.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Querido Renato,
    O privilégio é meu em tê-lo como meu leitor. Sempre agradeço a oportunidade de servir oferecendo reflexões bíblicas ao povo de Deus.
    Quanto a falar aos nossos irmãos aí de sua igreja: sou servo de Cristo e continuo ao seu dispor, não há impedimento pessoal algum, veja uma data e entre em contato para planejarmos.
    Obrigado pela postagem.
    Um abraço

    ResponderExcluir