terça-feira, 13 de abril de 2010

O Crescimento Evangélico em Aracaju - verdadeiro ou falso?

15% em 155 Anos de História
Segundo o G7, grupo formado por pastores evangélicos de Aracaju (Qualquer semelhança com o termo político é mera coincidência), o percentual de evangélicos em nosso Estado já chega aos 15%. Em um universo populacional de aproximadamente 2 milhões de habitantes (Fonte: Censo IBGE 2007), tal percentual é bastante significativo. Não faz muito tempo, dificilmente você encontraria dois cristãos na mesma sala de aula, universidade, trabalho, etc.
Em nosso dia a dia esses dados parecem pouco prováveis, mas em eventos de grande repercussão como, por exemplo, shows evangélicos semelhantes ao do último dia 16, em comemoração aos 155 anos da nossa querida capital, tais números de fato se tornam reais.
Estima-se que mais de 30 mil pessoas estiveram reunidas neste evento comemorativo que contou com a participação de artistas gospel, autoridades civis e religiosas. “Deus marcou o aniversário de Aracaju”, afirmou uma das cantoras convidadas. Milhares de pessoas aplaudiram o prefeito da cidade que muito emocionado disse: “Tudo o que tem acontecido de bom em Aracaju é obra de Deus e de nosso trabalho. Por isso, tenho um prazer imenso em participar dessa grande festa. Quando o povo de Deus vai às ruas, ele só leva paz e alegria”.
Aracaju é do Senhor Jesus! Mas, será que é mesmo?
Conquanto tais números pareçam reais (e a mídia através de fatos e fotos nos mostra isto), por que o impacto espiritual e moral do evangelho em nossa sociedade é tão pífio? A razão é pura e simples: números quantitativos nem sempre implicam resultados quantitativos.
Nosso Senhor Jesus Cristo nos deu um mandamento: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações” (Mt 28.19). Mas, de que maneira devemos evangelizar ou proclamar o Reino de Deus? Declarando palavras de ordem em shows gospel ou Marchas para Jesus? Recebendo supostas curas e bênçãos de artistas que se apresentam como “profetas” modernos? Absolutamente, não! Cristo nos disse, façam discípulos (cristãos) “… ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado” (Mt 8.20). A teologia reformada chama isso de cristianismo experimental.
Os nossos governantes, vizinhos, parentes e amigos, somente compreenderão o verdadeiro sentido da paz e alegria cristã, se forem ensinados (evangelizados) segundo a Palavra de Deus a mudarem de vida, arrependendo-se de seus pecados e crendo no Redentor. Enquanto o Evangelho não for ensinado com fidelidade, a Igreja se misturar politicamente com o Estado em busca de favores e poder, o analfabetismo bíblico for crescente, falsas doutrinas produzirem falsas conversões, o povo evangélico sergipano será como uma árvore oca, sem fundamentos ou raízes. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama, disse Jesus (Jo 14.21).
Cristo é o Senhor
Concluindo, não devemos ser contrários ao crescimento numérico da Igreja, pois inúmeras passagens bíblicas e a própria história demonstram que quando o evangelho foi pregado com fidelidade muita gente se converteu de verdade, abandonando suas antigas práticas e influenciando (não sendo influenciado) todos ao seu redor. Contudo, compete à Igreja plantar e regar, isto é, cumprir a ordem de Jesus fazendo discípulos, lembrando sempre que o verdadeiro e substancial crescimento é dado pelo Senhor (1Co 3.6,7).
Pr Alan Kleber

Nenhum comentário:

Postar um comentário